Há dois anos, a saída de Kyle Busch da Joe Gibbs Racing (JGR) causou ondas de choque na NASCAR. Depois de perder o patrocinador de longa data M&M’s, a JGR não conseguiu garantir um substituto adequado, deixando o bicampeão da Cup sem outra escolha a não ser afastar-se. Agora, numa situação strikingly similar, Denny Hamlin encontra-se a enfrentar um futuro incerto com a JGR devido a dificuldades de patrocínio.
Poderá a história estar a repetir-se?
Hamlin Consegue Novo Patrocinador—Mas Não É Suficiente
Com a temporada de NASCAR de 2025 a apenas algumas semanas, a JGR finalmente anunciou um novo patrocinador para o Toyota Camry No. 11 de Hamlin—National Debt Relief. A empresa de serviços financeiros irá patrocinar Hamlin em quatro corridas-chave nesta temporada, incluindo:
- Daytona 500
- Circuito das Américas (COTA)
- Coca-Cola 600
- Talladega Superspeedway
Embora o acordo ofereça uma solução a curto prazo, faz pouco para resolver o problema maior—Hamlin ainda carece de um patrocinador principal para toda a temporada. Ao contrário dos seus colegas de equipa da JGR, que desfrutam de apoio a longo prazo de grandes marcas, Hamlin está à procura de juntar acordos de patrocínio.
As notícias suscitaram preocupação imediata entre os fãs, muitos dos quais veem um paralelo inquietante entre a situação de Hamlin e a saída conturbada de Busch da JGR.
Os Fãs Temem que a JGR Esteja a Repetir o Mesmo Erro
Após o anúncio de patrocínio, os fãs da NASCAR não perderam tempo em apontar as semelhanças com a saída de Busch em 2023.
“Não é a mesma falta de patrocinadores que fez com que Kyle Busch fosse despedido da sua equipa?” perguntou um fã.
Busch, que não escondeu a sua frustração após deixar a JGR, deixou claro que sentia que a Joe Gibbs Racing não lutou por ele.
“A JGR esforçou-se o suficiente para me vender? A minha resposta a isso é não.” – Kyle Busch, The Athletic
Com a FedEx, o patrocinador principal de longa data de Hamlin, a afastar-se do patrocínio a tempo inteiro, os fãs estão a começar a questionar se a JGR está mais uma vez a falhar em “vender” uma das suas maiores estrelas.
É a JGR o Problema? Alguns Fãs Assim Pensam
Vários fãs apontaram que outras equipas da NASCAR conseguiram grandes patrocinadores, mesmo enquanto a JGR enfrenta dificuldades.
“Entretanto, a Trackhouse acabou de assinar com a Red Bull? Não tenho a certeza do que se passa com a JGR e o Hamlin.”
De facto, a Trackhouse Racing recentemente conseguiu a Red Bull como patrocinador principal, marcando o regresso do gigante das bebidas energéticas à NASCAR após mais de uma década. Se uma equipa mais recente como a Trackhouse consegue um contrato de destaque e de vários anos, por que é que uma das maiores estrelas do desporto ainda está à procura de patrocínio?
Alguns acreditam que a natureza direta de Hamlin está a prejudicá-lo.
“Os patrocinadores estão a desistir por causa da imagem negativa que ele está a trazer para a NASCAR com o processo.”
A batalha legal em curso de Hamlin contra a NASCAR—na qual a sua equipa 23XI Racing está a processar por alegadas violações de anti-trust—pode estar a fazer com que potenciais patrocinadores hesitem em se associar a ele.
A JGR deixará outro superstar afastar-se?
As semelhanças entre as situações de Busch e Hamlin são impossíveis de ignorar. Ambos são vencedores múltiplos do Daytona 500, ambos têm mais de 50 vitórias na carreira na Cup Series e ambos foram pilotos franquia da JGR.
Mas com o futuro de Hamlin agora nublado pela incerteza de patrocínios, a questão permanece—será que a JGR lutará para mantê-lo, ou deixarão outro superstar escapar devido a problemas financeiros?
Se os problemas de patrocínio continuarem, Denny Hamlin poderá ser o próximo grande nome a abandonar a Joe Gibbs Racing. E se isso acontecer, poderá marcar o início de uma grande mudança na estrutura de poder da NASCAR.