À medida que a NASCAR se prepara para estrear a sua controversa Excepção Provisória Aberta (OEP) na Daytona 500 de 2025, Denny Hamlin não se contém nas suas críticas. O veterano piloto da Joe Gibbs Racing e co-proprietário da 23XI Racing deixou claro que vê esta medida como uma tentativa desesperada de chamar a atenção em vez de manter a integridade do desporto.
Hamlin Critica a Nova Regra Provisória da NASCAR
Falando do Estádio Bowman Gray antes do Cook Out Clash, Hamlin não poupou palavras quando questionado sobre a NASCAR conceder a pilotos de classe mundial de outras disciplinas um lugar automático na Daytona 500.
“Não sei como mais o dizer; não sei quão gentil se pode realmente dizer isso,” disse Hamlin. “Apenas parece que estão realmente a tentar conseguir qualquer tipo de atenção que possam para serem relevantes, e eu não gosto disso.”
Com a nova regra, os pilotos de classe mundial que se candidatem 90 dias antes podem receber um lugar automático numa corrida da NASCAR Cup Series, ultrapassando a qualificação tradicional.
O primeiro beneficiário da regra será Helio Castroneves, quatro vezes vencedor da Indianapolis 500, que foi garantido um lugar no grid da Daytona 500 de 2025 após a Trackhouse Racing solicitar e receber a provisória.
Enquanto Castroneves ainda tem a oportunidade de se qualificar da maneira tradicional, se não conseguir, A NASCAR irá expandir o campo para 41 carros para o acomodar.
Por que Hamlin vê isto como um “Ganhos a Curto Prazo, Perda a Longo Prazo”
Hamlin, um três vezes vencedor do Daytona 500, vê a regra como um tapa na cara dos concorrentes da NASCAR em tempo integral que passaram anos a ganhar o seu lugar no desporto.
“Para mim, é um ganho a curto prazo, uma perda a longo prazo,” continuou Hamlin. “Vocês são a principal série de carros de turismo nos EUA, o principal desporto de corridas nos EUA — sejam os grandes e forcem as pessoas a virem aqui, obter as suas credenciais e fazer isso da maneira natural.”
O seu maior problema? A NASCAR está a priorizar o reconhecimento do nome em detrimento do mérito.
“Apenas dizer que alguém tem um nome que lhe interessa, e que eles vão ter uma entrada automática na forma mais elevada de desportos motorizados nos EUA? Não gosto disso.”
Quem Mais Poderia Usar a Isenção Provisória Aberta?
A isenção provisória não é apenas para estrelas internacionais como Castroneves—veteranos da NASCAR que não são concorrentes em tempo integral também podem candidatar-se.
Candidatos possíveis incluem:
- Jimmie Johnson (Sete vezes campeão da Cup Series)
- Martin Truex Jr. (Antigo campeão da Cup Series)
No entanto, apenas uma Provisão de Exenção Aberta pode ser utilizada por corrida, o que significa que a NASCAR terá que escolher entre múltiplos pedidos quando os pilotos se inscreverem.
Como Isso Irá Impactar a Daytona 500?
A Daytona 500 historicamente atrai a maior lista de inscrições da temporada, e este ano não é exceção.
- Em 2024, 42 carros tentaram qualificar-se para o campo de 40 carros.
- Em 2025, nove equipas abertas já estão a planear tentar a qualificação.
- Com apenas um lugar provisório disponível, as equipas em “bolha” podem ser forçadas a sair em favor de um nome de alto perfil.
Conclusão: A NASCAR está a Vender-se por Poder Estelar?
A crítica de Hamlin levanta uma questão importante: A NASCAR está a comprometer a sua integridade competitiva por um aumento de audiência a curto prazo?
Embora a adição de estrelas de grande nome como Castroneves possa atrair espectadores casuais, também pode alienar os concorrentes a tempo inteiro que passaram anos a lutar pela sua oportunidade nos maiores eventos de automobilismo.
Será que isto ajudará a NASCAR a crescer o seu público—ou irá alimentar ainda mais o debate sobre a justiça e o mérito no desporto?
Uma coisa é certa: Hamlin não é o único que terá opiniões fortes uma vez que o campo do Daytona 500 esteja definido.