Depois de duas primeiras etapas decididas ao sprint, ambas com o mesmo vencedor, o dinamarquês Magnus Cort (Uno-X), ao terceiro dia d’O Gran Camiño, em Espanha, um contrarrelógio individual de 15,6 quilómetros, entre Ourense e Pereiro de Aguiar, trouxe à ribalta outro protagonista.

Num percurso exigente que incluiu uma subida de 4,9 km a 5,7% de inclinação média, foi um trepador a impor-se. Derek Gee, o canadiano da equipa Israel-Premier Tech, que cumpriu o esforço contra o tempo em 23.18 minutos, a uma velocidade média de 40,1 km/h, 17 segundos mais rápido do que o adversário que mais se aproximou do seu registo vitorioso, o italiano Davide Piganzoli (Polti Visitmalta). 

O camisola amarela à partida para esta etapa, Magnus Cort, foi quarto classificado no crono, com mais 25 segundos do que Derek Gee, que lhe conquistou a liderança da geral por cinco segundos. 

Gee venceu pela primeira vez desde a terceira etapa do Critério do Dauphiné de 2024 (a 4 de junho), reforça o favoritismo à vitória nesta edição da corrida galega de cinco etapas, uma vez que os principais rivais perderam muito tempo no contrarrelógio. O belga Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), o francês Rémy Rochas (Groupama-FDJ) o equatoriano Jefferson Alveiro Cepeda (Movistar Team) ou o dinamarquês Andreas Kron (Uno-X) ficaram a mais de um minuto do canadiano. 

O melhor português no dia foi Nelson Oliveira (Movistar), na 12.ª posição, a 46 segundos de Derek Gee, seguido por Rafael Reis (Anicolor-Tien21), que foi igualmente o melhor corredor das cinco equipas portuguesas em competição, na 17.ª posição, a 1.02 minutos do vencedor.  

Após este bom resultado, Nelson Oliveira subiu ao oitavo posto da geral (melhor corredor luso), a 47 segundos da camisola amarela, mas é natural que desça no final da muito exigente quarta etapa, no sábado, entre Pobra do Brollón e O Cebreiro (137,1 km), que incluiu quatro contagens de montanha nos últimos 60 quilómetros, a penúltima de 1.ª categoria (10 km a 6,3%) e a derradeira (3.ª cat.: 2,8 km a 6,5%) praticamente coincidente com a meta.