Jannik Sinner e a Agência Mundial Antidoping (WADA) chegaram a acordo e o tenista italiano vai cumprir uma suspensão de três meses, devido aos dois testes positivos a doping que teve no ano passado.

A suspensão, que já começou, decorre de 9 de fevereiro a 4 de maio.

Sinner, de 23 anos, venceu recentemente o Open da Austrália e esta suspensão vai permitir que esteja presente no próximo Grand Slam, Roland Garros, que arranca a 19 de maio. Vai perder os torneios de Indian Wells, Miami, Monte-Carlo e Madrid Masters 1000.

Em setembro, a WADA tinha apresentado um recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (CAS), depois de Tribunal Independente não o ter dado como responsável ou negligente pelos testes que revelaram a presença da substância clostebol.

Agora a WADA aceita a explicação dada pelo atleta sobre a causa da infração e reconhece que Sinner não tinha intenção de fazer batota e que a sua exposição ao clostebol não proporcionou qualquer benefício em termos de desempenho, tendo ocorrido sem o seu conhecimento devido à negligência de alguns membros da sua comitiva. No entanto, um atleta é considerado responsável pela negligência da sua comitiva. Tendo em conta os factos únicos deste caso, foi considerada adequada uma suspensão de três meses.

A reação de Sinner

O tenista reagiu em comunicado ao acordo alcançado: «Há quase um ano que este caso me atormenta e o processo poderia ter-se prolongado por muito tempo, com uma decisão talvez só no final do ano. Sempre aceitei que sou responsável pela minha equipa e reconheço que as regras rigorosas da WADA são uma proteção importante para o desporto que amo. Nesta base, aceitei a proposta de resolver o processo com uma sanção de três meses.»

O presidente da federação italiana de ténis falou em «fim de pesadelo». «É a primeira vez que uma injustiça vergonhosa nos deixa felizes porque o nosso primeiro pensamento é para o rapaz que vê o fim de um pesadelo. Este acordo entre as duas partes certifica a inocência de Jannik, a sua absoluta não culpabilidade, e permite-lhe finalmente acalmar-se e planear o seu futuro com um grande regresso», comentou Angelo Binaghi.

(atualizado às 10.22 horas com comunicado da WADA e reação de Sinner)