Os rumores foram recorrentes ao longo dos últimos meses, e confirmados na semana passada: a KTM AG enfrenta um cenário financeiro dantesco, e vai entrar em insolvência.
As dívidas da KTM AG e das suas subsidiárias KTM Components GmbH e KTM F&E ascendem a 2,9 biliões de euros. A divisão de competição está separada (KTM Racing GmbH), mas receia-se que seja afetada.
Para já, o desenvolvimento da moto de MotoGP ficará parado durante este inverno. E, embora sejam dadas garantias não oficiais acerca do futuro na categoria rainha, há quem tema que a realidade possa vir a ser diferente.
O site Motorsport.com escreve que a KTM assegurou que quer a equipa de fábrica, quer a Tech3, não serão afetadas. Porém, a Dorna tem algumas dúvidas, tendo em conta a dimensão da crise.
Nos próximos dias, deverá ser apresentado um plano da KTM para isolar a divisão desportiva – até porque continua a considerar que é essencial manter a atividade nas corridas, sob pena de um forte impacto negativo na imagem da marca.