

A Fórmula 1 apresentou na última terça-feira as novas pinturas dos carros de 2025, através de uma gala realizada em Londres. Com todas as equipas presentes, pudemos ver os pilotos e os carros, com poucas surpresas no que toca às pinturas.
McLaren
O campeão de construtores entra na nova temporada com uma pintura muito semelhante à de 2024, com o laranja e o preto a dominarem.
A dupla de pilotos também é a mesma, com Lando Norris e Oscar Piastri a fazerem o suficiente em 2024 para ajudarem a equipa a conquistarem o título de construtores (mas a atrapalharem-se em alguns momentos na tentativa de Norris chegar ao título de pilotos). Vamos ver se a competitividade se mantém este ano e o que a equipa será capaz de fazer.
Ferrari
A Ferrari chega a 2025 com um carro maioritariamente vermelho, sem surpresa, mas com alguns tons de branco devido a um patrocinador, numa alteração estética que vai dividir algumas pessoas.
A saída de Carlos Sainz e a entrada de Lewis Hamilton constitui-se como um dos maiores pontos de interesse da temporada. Com Charles Leclerc a continuar vestido de vermelho, a Ferrari tem uma das duplas de pilotos mais forte, bem capaz de lutar por títulos se o carro estiver a esse nível.
Red Bull
Mais um ano, mais uma pintura igual na Red Bull, que aposta na mesma livery que tem utilizado nos últimos largos anos.
Max Verstappen, campeão do mundo de pilotos, mantém-se numa equipa que já não é campeã do mundo de construtores, tendo sido apenas terceira classificada em 2024. Liam Lawson dá o salto para uma equipa que pretende voltar a lutar por vitórias em 2025, num lugar que traz bastante pressão para quem não trouxer resultados.
Mercedes
A Mercedes entra nesta época com algumas novidades, com a pintura do carro a ser prateada na asa da frente, mas preta no restante carro. De resto, há novidades ao nível dos pilotos.
George Russell será agora o piloto número um da escuderia alemã, com Lewis Hamilton de saída para a Ferrari. Toto Wolff decidiu apostar no rookie italiano Andrea Kimi Antonelli, sendo esse um dos pontos de interesse para a nova época, para além de perceber se este carro vai ser competitivo de forma mais regular do que em 2024.
Aston Martin
Com mais algumas doses de branco no seu monolugar em comparação com os últimos anos, a Aston Martin continua a apresentar um carro praticamente todo verde, naquele que é um ano de continuidade também ao nível dos pilotos.
Fernando Alonso e Lance Stroll continuam a ser os homens que vão estar por detrás do volante dos carros, com Adrian Newey agora dentro da equipa, embora o engenheiro só deva ter maior influência no carro de 2026. De resto, a equipa esperará que esta época não seja tão difícil como foi a última.
Alpine
A Alpine aposta nas mesmas cores para o começo desta nova temporada, embora haja uma maior predominância do cor-de-rosa na frente do carro, com o azul mais presente na traseira.
Depois de uma ponta final de 2024 muito forte, particularmente de Pierre Gasly (mas com destaque principal para o duplo pódio no Brasil), a Alpine terminou o último campeonato de construtores em sexto e quererá ser mais regular este ano. Gasly será precisamente um dos pilotos, sendo que, para já, o outro é o rookie australiano Jack Doohan, embora se fale muito da possibilidade de o argentino Franco Colapinto o substituir em breve.
Haas
À semelhança de muitas outras equipas, a Haas entra no novo ano praticamente com a mesma pintura da época anterior, com um carro que continua a ter as cores preta, vermelha e branca como as principais.
Com dois novos pilotos, chegam à escuderia norte-americana o francês Esteban Ocon e o britânico Oliver Bearman, que vai fazer a sua primeira época a tempo inteiro na Fórmula 1, depois de algumas aparições no ano passado. A Haas foi competitiva em 2024 e os responsáveis esperam que a história seja parecida em 2025.
Racing Bulls
Agora com um nome mais identificável para todos, a antiga AlphaTauri apresenta-se com a pintura mais distinta da nova época. É de resto um carro muito semelhante àquele que a Red Bull apresentou para fazer o Grande Prémio da Turquia de 2021 e é uma livery que me agrada bastante.
Para lá da pintura, a VCARB, como se chamava no ano passado, também teve um ano atribulado ao nível dos pilotos, começando com Daniel Ricciardo e terminando com Liam Lawson. Agora, é o rookie Isack Hadjar que começa a época ao lado do japonês Yuki Tsunoda, que foi preterido na escolha para um lugar na Red Bull, mas fez umas últimas épocas de qualidade na atual Racing Bulls.
Williams
A Williams, que já teve o seu carro a rodar em pista num filming day, apresenta um carro também sem grandes mudanças em relação ao anterior (tal como a grande maioria das equipas), com o azul a ser a cor predominante no monolugar da equipa britânica.
Depois de um 2024 complicado, com mudanças de pilotos e com muitos acidentes, que prejudicaram a competitividade ao longo do ano, a Williams começa o ano com uma das duplas de pilotos mais interessantes, com Alex Albon e o ‘reforço’ Carlos Sainz, que vem de uma grande época ao serviço da Ferrari.
Sauber
A Sauber traz para esta temporada uma pintura bastante semelhante à do ano passado, com o verde fluorescente e o preto a serem as cores predominantes, num carro que foi de longe o menos competitivo de 2025.
Agora com uma dupla de pilotos completamente nova, composta pelo experiente Nico Hulkenberg (que fez uma grande época com a Haas no ano passado) e o rookie brasileiro Gabriel Bortoleto, campeão de Fórmula 2, a equipa espera que o carro seja mais competitivo para os pilotos poderem corresponder, antes da chegada da Audi.