
Evans, que dominou a prova nórdica desde o primeiro dia, terminou com o tempo de 2:33.39,2 horas, batendo o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), que foi segundo classificado, por apenas 3,8 segundos, com o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), campeão mundial em título, a ser terceiro, a 11,9.
Esta foi a 10.ª vitória da carreira do piloto natural do País de Gales, no Reino Unido, que chegou à derradeira especial da prova sueca, a power stage, com 3,7 segundos de avanço para o seu companheiro de equipa.
Depois do segundo lugar conseguido no Mónaco, apenas atrás do francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), que não correu na Suécia, Evans garantiu o máximo de pontuação na Suécia ao bater Katsuta no último troço por 0,1 segundos.
Assim, para além dos 25 pontos pela vitória no rali, somou ainda cinco pontos extra pela power stage, mais cinco pontos adicionais por ter sido o mais rápido do 'super domingo'.
"Foi um fim de semana incrível, mas tornei a minha vida mais difícil com a primeira especial desta manhã", admitiu o piloto britânico, sobre o primeiro troço do dia, em que se viu batido por Katsuta por 7,5 segundos, o que lhe custou, temporariamente, a liderança da prova.
Mas o susto acabou por servir de aviso e Evans respondeu logo a seguir.
"Pelo menos, serviu para me focar. Tivemos boas passagens pelas especiais seguintes, pelo que estamos muito satisfeitos pelo resultado final", sublinhou.
Um resultado que lhe permitiu assumir a liderança do campeonato, com 28 pontos de vantagem sobre Ogier e 33 face ao finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), regressado este ano ao Mundial a tempo inteiro após um ano em que se afastou de algumas corridas.
Rovanperä foi apenas quinto classificado na Suécia, atrás do estónio Ott Tänak (Hyundai i20) e a 22,9 segundos do vencedor.
"Em termos de campeonato, foi um bom resultado. Dificilmente poderia pedir melhor", concluiu Elfyn Evans, que parece apostado em replicar a estratégia que valeu o título a Thierry Neuville em 2024.
O belga está a ter um início de campeonato problemático, depois do acidente em Monte Carlo que lhe custou pontos importantes e de ter ficado preso num banco de neve, na sexta-feira.
"Estamos contentes por termos terminado no pódio, mas tristes por não termos conseguido marcar o máximo de pontos. Ainda estamos a lutar com o equilíbrio do carro e com a degradação dos pneus", explicou.
Evans tem agora 61 pontos, contra os 33 de Ogier e os 31 de Rovanperä, enquanto Neuville é quarto, com 29.
No Mundial de Construtores, a Toyota lidera, com 120 pontos, contra os 72 da Hyundai e os 25 da M-Sport Ford.
O campeonato regressa de 20 a 23 de março, com o Rali Safari, no Quénia.
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Lusa/Fim