O Famalicão venceu o Casa Pia, por 2-1, com bis de Elisor, e regressou aos triunfos - após quatro jogos - para garantir o sétimo lugar, com 47 pontos. Enquanto isso, o Casa Pia tem de esperar pelo resultado do Estoril para confirmar a oitava posição.

Depois de uma entrada tranquila, condizente com a situação pontual das equipas, os famalicenses foram os primeiros a criarem uma oportunidade de golo. Numa jogada de insistência, a bola sobra para Mathias de Amorim que trabalhou muito bem, já dentro da área dos gansos, rematou em jeito, mas ao poste.

O Famalicão assumiu o controlo do jogo e, pouco depois, foi Sorriso a tentar de longe, mas o remate sofreu um desvio e a bola saiu ao lado da baliza à guarda de Daniel Azevedo. A equipa da casa continuou a ser a mais perigoso e na sequência de um pontapé de canto, Ibrahima Ba ficou perto de inaugurar o marcador.

Aos 37 minutos chegou, e pode dizer-se finalmente, o golo para os homens da casa. Sorriso encontrou Elisor, com um grande passe, e o avançado francês não facilitou perante o guardião oponente, inaugurando o marcador. O único sinal do ataque do Casa Pia surgiu muito perto do intervalo, com Cassiano a finalizar ao lado, depois de um cruzamento largo vindo do flanco direito.

Praticamente sob o apito para o descanso, o Famalicão quase fez o segundo, por Sorriso, com um movimento da direita para o centro e a rematar de pé esquerdo, mas saiu um pouco ao lado.

Os gansos entraram na segunda parte com outra atitude e obrigaram logo Zlobin a aplicar-se, numa jogada pelo lado direito, o cruzamento, e um desvio muito próximo do guardião famalicense que defendeu por instinto. A insistência dos forasteiros deu frutos, pouco depois, com um golaço de Larrazabal, num remate de primeira, sem deixar cair a bola para o empate a um.

Reação da equipa da casa, com um toque de classe, de calcanhar, de Mathias de Amorim, a isolar Elisor, mas o artilheiro encontrou a oposição de Daniel Azevedo. Mas, aos 72’, o avançado francês conseguiu mesmo faturar, bisando no encontro e deixando os famalicenses em vantagem.

Até final, o Famalicão conseguiu gerir bem o encontro, sem permitir aproximações perigosas à sua baliza e alcançou um triunfo justo, pois esteve mais tempo por cima do jogo e perante o seu público foi capaz de assegurar o sétimo lugar nesta edição 2024/25 do Campeonato Nacional.

As notas dos jogadores do Famalicão: Ivan Zlobin (5), Rodrigo Pinheiro (5), Ibrahima Ba (6), Léo Realpe (6), Pedro Bondo (5), Tom van de Looi (5), Mathias de Amorim (7), Sorriso (7), Gustavo Sá (7), Óscar Aranda (6), Simon Elisor (8), Rafa Soares (5), Gil Dias (-) e Samuel Lobato (-).

As notas dos jogadores do Casa Pia: Daniel Azevedo (5), João Goulart (5), José Fonte (5), Duplexe Tchamba (5), André Geraldes (5), Iyad Mohamed (5), Andrian Kraev (5), Fahem Benaissa (5), Gaizka Larrazabal (7), Cassiano (6), Jérémy Livolant (6), Pablo Roberto (5), Renato Nhaga (5), Tiago Dias (5), Khaly (-) e Cauê (-).

Hugo Oliveira

Iniciámos o jogo com a nossa forma de estar, criámos várias situações e até podíamos ter feito mais golos. Saimos em vantagem, de forma justa, para o intervalo. Depois sofremos um golo e fomos à procura do segundo, acabando por vencer de forma justa. Tivemos muitos meses sem darmos alegrias aos nossos adeptos e foi ótimo dar esta vitória.

João Pereira

Acabámos por nos bater de igual para igual aqui, em Famalicão. Mas, o jogo ficou marcado por um momento infeliz, pois não houve fair play. Não chega as teorias, temos de colocar em prática. Não sou perfeito, longe disso. Não toleraria isso, nós com um jogador que estava no chão e pedir assistência. Atribuo mais culpa ao treinador, do que ao árbitro.