Depois dos rumores a confirmação: Augusto Fernández vai mesmo fazer a sua estreia no Campeonato do Mundo de Superbikes (WSBK) em Portimão, substituindo Jonathan Rea, que continua a recuperar das lesões sofridas nos testes oficiais na Austrália. O piloto espanhol, campeão mundial de Moto2 em 2022, irá ocupar o lugar do hexacampeão, que está afastado das rondas australiana e portuguesa devido a múltiplas fraturas no pé esquerdo.

Rea sofreu um acidente no primeiro dia dos testes oficiais que antecederam a abertura da temporada. A queda, que ocorreu na Curva 2, resultou numa aterragem violenta da sua Yamaha R1 sobre o pé esquerdo, causando várias fraturas. Apesar da cirurgia ter sido bem-sucedida, o piloto norte-irlandês não terá condições de competir no circuito do Algarve nem de participar nos testes agendados para os dias 14 e 15 de março.

A escolha da Yamaha para a substituição recaiu sobre Augusto Fernández, que, apesar de nunca ter competido no WorldSBK, tem um percurso sólido nas corridas de velocidade. O espanhol já passou pelo paddock do Mundial de Superbikes, tendo iniciado a sua carreira no European Junior Cup, onde foi vice-campeão em 2013 e campeão no ano seguinte. Posteriormente, competiu no STK600 antes de ingressar no Moto2, categoria onde conquistou o título em 2022.

Niccolò Canepa, gestor desportivo da Yamaha Motor Europe, comentou a decisão: ‘Jonathan tem feito falta aqui em Phillip Island, mas estamos felizes por a cirurgia ter sido um sucesso e ele já estar em recuperação. Entretanto, conversámos com Augusto e a Yamaha sobre a possibilidade de ele substituir Jonathan em Portimão e ele mostrou-se entusiasmado. Ele já conhece o circuito e, com o teste agendado antes da corrida, poderá ter algum tempo em pista com a R1 antes do evento. Agradecemos à Yamaha Motor Racing e à equipa de MotoGP™ pelo apoio e estamos ansiosos por receber Augusto na equipa e no paddock do WorldSBK’.