As grandes decisões (também) passam pela Amoreira. Será lá que teremos mais um capítulo da história entre Estoril Praia e FC Porto - conhecida até por uma certa «Malidção» para os dragões -, onde está em jogo um passo importante na corrida pelas ambições de cada um dos clubes envolvidos. Afinal, a Europa está a um saltinho.

De um lado, temos um Estoril Praia que demorou a arrancar esta época, mas encontrou estabilidade aquando da mudança tática implementada por Ian Cathro - um de apenas quatro técnicos que continua no seu cargo na Primeira Liga desde o arranque da temporada - a meio da época, para 3x4x3 e até já se intrometeu nas cogitações para a corrida a lugar europeu. É uma das equipas em melhor forma esta época e, mais concretamente, neste ano civil, com apenas uma derrota (frente ao Sporting, por 3-1), em já 10 jogos.

Apesar disso, não vencem há mais de um mês e querem acabar com a série de dois empates, até para não ficarem para trás na luta pelo 5º lugar. Para este duelo, Ian Cathro confirmou a ausência do guardião Joel Robles, por lesão, mas Pedro Álvaro está de regresso e deverá continuar na titularidade. Por isso, não deve haver grandes mexidas, embora haja a possibilidade (forte) de recompensar Alejandro Marqués pela forma recente (dois golos nos últimos dois jogos).

Do outro lado, por sua vez, temos um FC Porto que tem vivido uma temporada ao estilo de uma autêntica montanha-russa, com direito a troca de treinador e que tem sido afastado da luta pelo título (mesmo que, matematicamente, tal ainda seja possível). Contrariamente ao Estoril Praia, o arranque de 2025 foi difícil, mas a equipa parece estar a dar passos na direção certa nas últimas semanas, apesar da recente derrota com o SC Braga (1-0).

Com os processos e ideias de Anselmi a serem, aparentemente, cada vez mais interiorizados, é muito provável que o técnico argentino queira dar a desejada continuidade. Vindo de uma vitória (2-0, contra o AFS), não se esperam grandes mexidas. A maior dúvida talvez seja se Eustáquio continuará no centro da defesa (ou se sobe para o miolo), mas a antevisão de Anselmi à partida deu a entender que o canadiano é visto como parte da defesa, pelo que aí deverá permanecer.

Onzes Prováveis

Estoril Praia: Kevin Chamorro, Kévin Boma, Pedro Álvaro, Felix Bacher, Wagner Pina, Jordan Holsgrove, Xeka, Pedro Amaral, Rafik Guitane, Alejandro Marqués, João Carvalho

FC Porto: Diogo Costa, Nehuén Pérez, Stephen Eustáquio, Iván Marcano, João Mário, Fábio Vieira, Alan Varela, Francisco Moura, Pepê, Samu Aghehowa, Rodrigo Mora