Esta sexta-feira, antes do regresso da Premier League, o The Guardian publicou uma extensa entrevista a Evanilson, avançado do Bournemouth e ex-FC Porto. O brasileiro recordou o passado e, entre diversos temas, teceu vários elogios a Pepe.

«Ele tem um lado bondoso, de quem ajuda muito, mas em campo a história é completamente diferente», começou por afirmar sobre o antigo capitão.

«O Pepe foi a melhor pessoa para me guiar no caminho que eu queria seguir. Ele acolheu-me no FC Porto - sabia bem de onde eu vinha, porque ele também nasceu no Brasil. Correu tudo muito bem e no ano seguinte fomos campeões nacionais», lembrou o avançado.

Antes do ano pela Invicta, Evanilson passou pelo Brasil... e pela Eslováquia, durante um curto empréstimo ao STK Samorin: «Saí do Brasil, onde estavam 40 graus, e passi para um sítio onde estavam menos cinco... Não consegui terminar o meu primeiro treino porque estava demasiado frio. Depois, quando acabava, metia as minhas mãos em água a ferver, porque estavam quase congeladas.»

Por fim, o internacional brasileiro recordou a falecida mãe, que partiu 17 meses antes de Evanilson fazer a sua estreia como jogador profissional: «Nenhuma pessoa morre se continuar a viver no teu coração. A minha mãe era muito presente e éramos muito próximos. A morte dela afetou-me drasticamente. Voltei a Fortaleza, porque não queria estar sozinho no Rio de Janeiro a jogar à bola».

Esta temporada, pelo Bournemouth, Evanilson conta com sete golos em 24 jogos.