Depois de uma história de sucesso ao serviço do Palmeiras, Dudu regressou à base e assinou pelo Cruzeiro, onde fez toda a formação. O extremo de 33 anos foi uma das principais figuras do Verdão nos últimos anos e ajudou o emblema orientado por Abel Ferreira a construir uma das mais belas páginas da sua existência com a conquista de vários troféus, desde logo duas Libertadores. Contudo, o adeus ao Palmeiras não foi propriamente amigável, tanto que Leila Pereira, presidente do Verdão, deixou algumas críticas e afirmou mesmo que o extremo canarinho saiu do clube pela "porta dos fundos". Ora, Dudu não fez ouvidos de mercador e já respondeu.
O extremo canarinho publicou uma fotografia nas redes sociais rodeado por todos os troféus conquistados com a camisola do Verdão e deixou a seguinte mensagem. "O camião estava pesado e mandaram-me sair pelas portas do fundo!!! A minha história foi gigante e sincera, diferente da sua senhora Leila Pereira. Esquece-me. VTNC [expressão que singifica 'vai tomar no c*]", pode ler-se.
Além das duas Libertadores, Dudu venceu o Brasileirão em quatro ocasiões, ganhou uma Supertaça, duas Taças do Brasil e uma Supertaça Sul-americana. Marcou 88 golos e fez 97 assistências em 452 jogos.