
Se fosse apenas pelo poder de fogo ofensivo, o Famalicão estava um lugar mais acima na classificação. Os minhotos ocupam o 7.º posto, mas no que concerne a golos marcados são a sexta equipa com melhor índice. Tudo porque o Santa Clara, que está, precisamente, no 6.º lugar, tem menos tentos apontados (29) do que os famalicenses (39).
E esta tendência dos azuis e brancos do Minho tem vindo a acentuar-se nos últimos dois meses. Afinal, depois do nulo com o Vitória de Guimarães, na 21.ª jornada, realizada a 8 de fevereiro, os comandados de Hugo Oliveira desataram a acertar com as balizas adversárias e marcaram nos nove jogos seguintes – e nem leões e dragões escaparam.
Foram 17 os tentos apontados nos embates com Gil Vicente (2-0), Moreirense (2-0), Nacional (1-2), Rio Ave (1-0), Sporting (1-3), Aves SAD (4-1), Arouca (2-1), Estoril (3-0) e FC Porto (1-2), registos que refletem bem o pendor ofensivo que a equipa tem apresentado.
No capítulo individual, Óscar Aranda (9) e Sorriso (8) são os principais destaques, mas a realidade é que os restantes golos têm sido divididos por vários jogadores: Gil Dias (5), Gustavo Sá e Václav Sejk (ambos com 3), Zaydou Youssouf e Mario González (ambos com 2), Justin de Haas, Simon Elisor, Mathias de Amorim, Yassir Zabiri, Mirko Topic e Pedro Bondo (todos com 1).
A esta contabilidade junta-se ainda um autogolo de El Ouazzani, ponta de lança do SC Braga, precisamente o próximo adversário do Famalicão.