
O FC Porto estabeleceu nova parceria estratégica no Brasil, com o Coimbra Sports. Este acordo, válido por 12 anos, permitirá aos dragões participar em decisões estruturantes do clube mineiro, abrangendo áreas como formação, recrutamento, cargos executivos e desportivos, bem como questões orçamentais.
O FC Porto será responsável pela reformulação da identidade do Coimbra Sports, incluindo o nome, logótipo e cores, e pela implementação da metodologia de formação azul e branca, com especial foco no desenvolvimento de jovens talentos e treinadores.
A parceria também prevê o fortalecimento dos laços comerciais e desportivos entre os dois clubes, promovendo a valorização e transferência de jogadores. Com a presença de figuras de relevo de ambos os clubes, André Villas-Boas, líder do FC Porto, e Ricardo Guimarães, presidente do Coimbra Sports, além do diretor da formação do FC Porto, José Tavares, e do diretor-geral do emblema brasileiro, Leonardo Franchi, o protocolo foi formalizado numa cerimónia que reforça os objetivos comuns: ampliar o conhecimento, melhorar processos de formação e expandir a marca FC Porto no mercado brasileiro.
Em novembro de 2023, o Coimbra Sports chegou a apresentar uma queixa na FIFA alegando a falta de pagamento do valor a que tem direito na transferência de Otávio para o Al Nassr, da Arábia Saudita.
Villas-Boas: «É um celeiro de talentos»
André Villas-Boas revelou estar satisfeito por o FC Porto ter uma porta aberta no Brasil: «É um verdadeiro celeiro de talentos do futebol internacional. Mas, sobretudo, uma parceria que diz muito pela pessoa que temos aqui ao nosso lado, o Ricardo Guimarães, uma pessoa que significa muito para o FC Porto. Um verdadeiro amigo e um Dragão de Honra do FC Porto e daí toda a representatividade do BMG neste museu. Vamos crescer nesta parceria que é desportiva, que é social, que é educativa, que é estratégica, pelo facto de a marca FC Porto assentar bem forte no Brasil, em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Mas também com o objetivo de descobrir novos talentos, trazê-los para o FC Porto e formá-los cá. E estamos confiantes de que vamos conseguir potenciar todo o talento que aparece no Brasil fruto desta associação com o Coimbra», declarou.
Mais parcerias estão na forja: «O nível desportivo é sempre o mais importante. Com esta parceria dá-se início a muitas outras, que estamos para fechar em breve, noutras geografias, noutros mercados. Cada uma com a sua particularidade, umas mais comerciais, outras mais desportivas, esta é mais desportiva e formativa. O FC Porto liderará todo o processo técnico e formativo dos jovens do Coimbra, com uma direção técnica de uma pessoa apontada por nós, com muita preocupação não só sobre a formação, mas também sobre o scouting e a deteção de novos talentos para o Coimbra. Há um primeiro desenvolvimento no Coimbra, que é formativo, e depois todos esperamos que haja essa passagem para FC Porto e a continuação da sua formação aqui em Portugal. Dá-se início ao crescimento da marca FC Porto e não poderia ser de outra forma, se não com o Ricardo Guimarães, com o Coimbra e com tudo o que ele representa para nós.»