A inesperada dissolução da Stewart-Haas Racing (SHR) continua a deixar um sabor amargo na boca de muitos, quase dez meses após o seu encerramento. Como recorda um ex-insider, o fim abrupto de uma era fez desmoronar sonhos, deixando tanto os funcionários como os pilotos num turbilhão de incerteza.

Aparecendo na cena da NASCAR em 2008, a SHR rapidamente subiu na escada do sucesso, acumulando notáveis 102 vitórias em três categorias da NASCAR, juntamente com três campeonatos. A jornada da equipa foi uma montanha-russa de triunfos e quedas, uma história que continua a evocar nostalgia entre os seus antigos membros.

No entanto, as fissuras no legado da SHR começaram a aparecer em 2023, um ano marcado por saídas de alto perfil e a perda de patrocinadores chave. Kevin Harvick, o campeão da Cup Series de 2014, concluiu a sua última temporada na SHR sem uma única vitória em corrida. Perto desta desilusão, ocorreu o êxodo de patrocinadores como Busch Light, Smithfield Foods e Anheuser-Busch. A subsequente saída de Harvick e Aric Almirola no final de 2023 soou os sinos de alarme para a equipa outrora dominante.

Apesar destes contratempos, a nova grelha de quatro pilotos embarcou na sua temporada de 2024 com um otimismo renovado. Mas o anúncio do encerramento da equipa em maio de 2024 revelou-se o golpe final, coroando a jornada da equipa com um fim amargo.

Greg Zipadelli, ex-Diretor de Competição da SHR, ainda se encontra a refletir sobre o anúncio chocante. Tendo visto a equipa crescer de uma equipa de dois carros para uma de quatro carros, conquistando campeonatos da Cup e da Xfinity num espaço de 13 anos, o encerramento foi uma pílula difícil de engolir para Zipadelli. No entanto, ele também viu um lado positivo na situação, encarando-a como uma oportunidade para recuar e apreciar a sua carreira bem-sucedida nas corridas.

Face ao desmantelamento, Noah Gragson, um dos pilotos em saída da equipa, expressou a sua gratidão a Zipadelli e ao proprietário da equipa, Tony Stewart. Gragson, que se juntou à SHR em 2024 ao lado do estreante Josh Berry, teve uma trajetória tumultuosa até à sua passagem pela SHR. Depois de ter sido afastado do Legacy Motor Club devido a uma controvérsia nas redes sociais em 2023, Gragson encontrou um refúgio seguro na SHR, conduzindo o Ford nº 10 anteriormente liderado por Danica Patrick e Aric Almirola.

Apesar do fim amargo, as memórias criadas pela equipa de Tony Stewart continuam a ressoar com os seus antigos membros. À medida que o tempo cura as feridas deixadas pelo encerramento abrupto, essas memórias oferecem um farol de esperança, um testemunho do glorioso passado da equipa.