Fernando Alonso, um dos concorrentes mais tenazes da Fórmula 1, fez um aviso à comunidade de fãs da Aston Martin antes da temporada de 2025. O bicampeão do mundo admitiu que é improvável que a equipa consiga vitórias em corridas no próximo ano, desiludindo as esperanças de um regresso iminente à glória enquanto se preparam para mudanças regulamentares abrangentes em 2026.

As lutas da Aston Martin em 2024

O otimismo de Alonso no início da sua passagem pela Aston Martin foi substituído por expectativas mais realistas. Após uma forte temporada de estreia em 2023, onde conseguiu oito pódios e ajudou a equipa a terminar em sexto no Campeonato de Construtores, 2024 marcou um acentuado declínio.

Apesar de atualizações frequentes ao seu carro, a Aston Martin desapareceu para o meio do pelotão, somando apenas 21 pontos nas últimas 10 corridas da temporada—todos graças a Alonso. A equipa terminou a uma larga distância em sexto lugar na classificação, ficando a 256 pontos da Mercedes.

“Certamente não teremos o potencial para vencer em 2025,” disse Alonso à Autosprint. “Os carros serão os mesmos do ano passado, e será praticamente impossível para nós dar um salto tão grande. Esperamos que corra melhor do que em 2024, mas não vamos vencer o campeonato.”

Olhos em 2026: Uma nova esperança com Adrian Newey e Honda

Enquanto Alonso praticamente descartou vitórias em corridas em 2025, ele está a depositar as suas esperanças nas mudanças regulatórias sísmicas agendadas para 2026. A decisão da Aston Martin de trazer o renomado guru do design Adrian Newey para liderar o projeto e a sua parceria com a Honda para um acordo de motor oficial está a alimentar o otimismo.

“Haverá algumas mudanças regulatórias, e Adrian Newey começará a trabalhar no projeto de 2026 em abril,” revelou Alonso. “Espero conseguir mais pódios, algumas vitórias e lutar pelo campeonato. Mas 2026 é um ano envolto em mistério para todos.”

Para Alonso, que tem 2026 como o seu provável canto do cisne, a próxima reformulação regulatória representa a sua última oportunidade de conquistar um campeonato.

O fogo do competidor ainda arde

Aos 43 anos, a vantagem competitiva de Alonso mantém-se tão afiada como sempre. Apesar de ter passado por uma seca de vitórias desde 2013, ele insiste que a sua fome de vitória não diminuiu.

“Mesmo agora, após 20 anos, se eu for a um circuito de karting e me vir em segundo na tabela de tempos, a uma décima ou meia décima do primeiro, sinto a mesma raiva interior, a mesma frustração, que talvez não jante essa noite,” disse Alonso. “Não gosto de perder, não importa o quanto trabalhe: será sempre assim.”

2025: Um ano de transição para a Aston Martin

Embora os fãs da Aston Martin possam encontrar pouco conforto na perspetiva franca de Alonso para 2025, as ambições a longo prazo da equipa permanecem intactas. A adição de Newey e Honda sinaliza que a Aston Martin está a jogar a longo prazo, com 2026 a prometer ser um ano transformador.

Para Alonso, a espera continua, mas a sua determinação inabalável em vencer garante que, se e quando a oportunidade surgir, ele estará pronto para a aproveitar.