A carreira de IndyCar de Romain Grosjean está à beira do abismo depois de a Juncos Hollinger Racing ter confirmado que Conor Daly ocupará o último lugar para a temporada de 2025. Com poucas opções restantes na série, o ex-estrela da F1, de 38 anos, e favorito dos fãs, agora enfrenta decisões difíceis sobre o seu futuro nas corridas.
Juncos Escolhe Daly em Detrimento de Grosjean
A decisão da Juncos de manter Daly ao lado de Sting Ray Robb efetivamente fecha a porta às perspetivas imediatas de Grosjean na IndyCar. O anúncio representa um golpe significativo para Grosjean, que se juntou à Juncos após uma saída motivada por arbitragem da Andretti Autosport no final de 2023. Apesar de momentos de brilho, incluindo atuações destacadas na sua temporada de estreia na IndyCar, o francês tem lutado para encontrar consistência.
Christian Horner, o diretor da equipa, elogiou a habilidade de Daly em ovais como um fator chave na decisão—um conjunto de habilidades que Grosjean admitiu abertamente não ser o seu forte. Nas últimas cinco corridas de 2024, Daly superou Grosjean, selando o destino do veterano.
Uma Temporada de Transferências Aglomerada
Os únicos lugares em tempo integral restantes na IndyCar estão na Dale Coyne Racing, uma equipa historicamente conhecida pelos seus alinhamentos em constante mudança e pela dependência de pilotos que trazem apoio financeiro. Embora a experiência de Grosjean o torne um candidato atrativo, ele enfrenta uma forte concorrência de pilotos como Rinus Veekay, Linus Lundqvist e Pietro Fittipaldi, que supostamente traz um patrocínio significativo.
As dificuldades financeiras da Dale Coyne complicam ainda mais as hipóteses de Grosjean. Sem um grande orçamento ou pacote de patrocínio, Grosjean precisaria que a equipa arriscasse apenas com base no talento—um risco que Coyne pode não estar disposto a correr, dado a sua posição precária.
Além da IndyCar: O que vem a seguir para Grosjean?
Se um acordo na IndyCar não se concretizar, Grosjean pode ser forçado a procurar outras opções. As suas participações em 2024 no programa da Lamborghini na IMSA e no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) demonstraram a sua adaptabilidade e habilidade, embora o esforço tenha lutado para acompanhar equipas mais desenvolvidas. Para agravar a incerteza, a separação da Lamborghini com a Iron Lynx deixa o fabricante sem um parceiro claro para 2025, limitando as oportunidades de Grosjean nas corridas de resistência.
A participação nas 24 Horas de Le Mans está fora de questão por agora, uma vez que o programa da Lamborghini no WEC não irá alinhar carros na próxima temporada. Mesmo uma campanha em tempo integral na IMSA parece improvável, já que o envolvimento da Lamborghini se concentrará apenas em eventos de longa distância.
Uma Carreira de Picos e Vales
A jornada de Grosjean na IndyCar começou com grande promessa. Apelidado de “O Fénix” após sobreviver ao seu acidente em chamas no Grande Prémio do Barein de 2020, rapidamente se tornou um favorito dos fãs. A sua temporada de estreia com a Dale Coyne Racing em 2021 contou com uma pole position e três pódios, cimentando a sua reputação como um concorrente feroz.
No entanto, a sua mudança subsequente para a Andretti Autosport não conseguiu proporcionar resultados consistentes. Embora houvesse momentos de brilho, incluindo quase vitórias e fortes desempenhos em qualificação, a sorte e os erros minaram as suas campanhas. O período de Grosjean na Juncos em 2024, que ele chamou de “o seu melhor ano”, viu resultados destacados ocasionais, mas acabou por não corresponder às expectativas.
Uma Decisão Difícil pela Frente
Grosjean deve agora decidir se luta por um dos lugares restantes na Dale Coyne ou se se afasta completamente da IndyCar. Sem opções de topo disponíveis, permanecer na série significaria provavelmente mais um ano com uma equipa em dificuldades—uma perspetiva que pode não estar alinhada com as suas aspirações nesta fase da sua carreira.
Alternativamente, Grosjean poderia mudar-se totalmente para as corridas de carros desportivos, onde o seu talento e experiência poderiam torná-lo um ativo valioso para os fabricantes. No entanto, a falta de um programa garantido a tempo inteiro em 2025 também complica este caminho.
O Fim do Sonho IndyCar?
Para um piloto que conquistou os corações dos fãs com a sua resiliência e determinação, a possibilidade de deixar a IndyCar sem alcançar todo o seu potencial é uma realidade agridoce. A história de Grosjean é uma de picos incríveis e vales frustrantes, e embora o seu talento seja inegável, a consistência e a estabilidade necessárias para prosperar na IndyCar escaparam-lhe.
Quer escolha continuar a lutar por um lugar ou explorar novos horizontes, o próximo passo de Grosjean marcará um capítulo definidor na sua carreira repleta de histórias.