O '4 Cantos do Mundo' é um podcast do jornalista Diogo Matos ao qual o zerozero se uniu. O conceito é relativamente simples: entrevistas a jogadores/ex-jogadores portugueses que tenham passado por pelo menos quatro países no estrangeiro. Mais do que o lado desportivo, queremos conhecer também a vertente social/cultural destas experiências. Assim, para além de poder contar com uma entrevista nova nos canais do podcast nos dias 10 e 26 de cada mês, pode também ler excertos das conversas no nosso portal.

Pese embora nunca tenha jogado pela equipa principal, Fábio Martins esteve oito temporadas ao serviço do Sporting. Aquando da sua passagem pela equipa B dos leões, o médio-ofensivo viveu algumas situações caricatas, que partilhou no '4 Cantos do Mundo'.

«Na equipa B fazíamos vários jogos contra a equipa principal, sendo que o Jorge Jesus era o árbitro dos jogos. Antes dos jogos ele vinha ter connosco para dizer que não queria entradas feias e que tirava do treino quem as fizesse. O jogo estava a ser agressivo e intenso, até que, com dez minutos, o André Martins adianta um bocadinho a bola depois de uma receção... Eu dou-lhe um pau, faço-lhe uma entrada por trás... O mister Jorge Jesus apitou logo "Miúdo, rua! Põe-te daqui para fora". O João de Deus chegou perto de mim e só me disse "Não conto mais contigo, fizeste-me passar vergonhas. Comigo nunca mais". E a verdade é que, a partir daí, ficava sempre no banco nesses jogos com a equipa principal [risos]», vincou.

Fábio já conquistou títulos em Chipre

De resto, os episódios com João de Deus não ficaram por aqui:

«Houve uma altura em que eu estava a ser 19º- só iam 18 para a ficha- com muita frequência na equipa B, sendo que eu só sabia no dia de jogo, ao chegar ao balneário, se tinha sido convocado ou não. Ao fim de seis ou sete jogos, como me sentia impotente por não conseguir ajudar, peguei no carro e fui-me embora. não fiquei para ver o jogo.

No dia seguinte, o João de Deus faz uma reunião e chama toda a gente que estava relacionada com a equipa: jogadores, staff e até estava lá o Augusto Inácio. O treinador chama os três capitães- o Domingos Duarte, o Diogo Salomão e o Sambinha- e pede-lhes para fazerem três equipas, com cada um a dar um colete de cada vez. Isto estava tudo combinado e eu fiquei para último. O João de Deus vira-se para mim e diz-me "Estás a ver? Ninguém te escolhe, ninguém conta contigo! Quem é que pensas que és para ires embora do jogo?". Eu miúdo, a equipa técnica toda ali... O homem fez mesmo questão de me humilhar.

Até que, do nada, ele pergunta ao Podence se, olhando para o que tinha feito, ele contava comigo. O Podence só responde "Na minha opinião, ele faria melhor do que alguns que lá andam"... No jogo a seguir, sou titular e ganhámos ao Gil Vicente com uma assistência minha para o Podence. A seguir ganhámos ao Chaves em casa comigo a titular outra vez. Depois, fomos ao Académico de Viseu, ganhámos 3-1, eu faço dois golos e sou convocado para os sub-20. Só lhe disse "Mister, tem de dar razão ao Podence...". No fim disto tudo dei um grande beijo ao Podence [risos].»

Siga o '4 Cantos do Mundo':