
O último fim-de-semana foi de emoções fortes para Jessica Inchude. A atleta portuguesa sagrou-se campeã nacional do lançamento do Peso em Pombal, à boleia de um novo recorde pessoal (19,18 metros), mas no pódio ofereceu a sua medalha à colega de equipa, Auriol Dongmo. Apesar das queixas físicas, a luso-camaronesa conquistou o segundo lugar (19 m) e qualificou-se para os Europeus de pista curta, que terão lugar em março.
O gesto de fair-play entre as duas atletas do Sporting valeu a atribuição de um cartão branco a Jéssica Inchude que, mesmo na hora da consagração, não esqueceu a companheira : «Sou uma grande admiradora da Auriol, pela sua força de vontade, Eu estava muito concentrada na minha prova, mas percebi que ela depois do primeiro lançamento ficou deitada, em esforço. Ainda assim continuou a lançar.»
«Obteve o que pretendia, que eram os mínimos para os Europeus, e num gesto simbólico ofereci-lhe a minha medalha porque é uma grande lutadora e admiro muito isso», explicou a atleta de 28 anos que aponta agora a uma medalha nos Europeus de Pista Curta, que se vão disputar em Apeldoorn, nos Países Baixos.
«Não comecei muito bem esta época. A minha mãe morreu em agosto e psicologicamente isso deitou-me um bocadinho abaixo. não comecei Fiz meditação, consultei um psicólogo e… a verdade é que agora estou no bom caminho.», garantiu Jéssica Inchude que, antes da brilhante prestação nos Campeonatos de Portugal de Pista, recentemente conquistou uma medalha de bronze no Meeting Hvezdy v Nehvizdech, na Chéquia, com uma marca de 18,58 metros.
«Obcecada» por uma medalha nos Europeus, Inchude vai representar Portugal nos Países Baixos no lançamento do Peso juntamente com Auriol Dongmo e Eliana Bandeira.