Franco Colapinto foi contratado pela Alpine para piloto de reserva para 2025, com acordo de extensão plurianual.

O argentino foi afastado da Williams no final da temporada de 2024, após uma estreia bem-sucedida na Fórmula 1, em que marcou cinco pontos nos nove grandes prémios em que competiu, após substituir o norte-americano Logan Sargeant.

Colapinto já tinha sido considerado pela Alpine como possível substituto de Jack Doohan, que se estreou na F1 na final de Abu Dhabi, em 2024, depois da dispensa de Esteban Ocon.

Havendo rumores de que Doohan terá assinado um contrato de apenas um ano de duração, a contratação de Colapinto dá garantias ao argentino, caso o australiano não impressione nas etapas iniciais de 2025, de que poderá ser promovido a piloto principal na equipa francesa.

Colapinto foi considerado uma opção pela Red Bull como substituto de Sergio Perez ou para um lugar na Racing Bulls, mas a contratação não se concretizou.

«Estamos muito satisfeitos por chegar a um acordo com a Williams Racing para contratar Franco Colapinto», disse o consultor executivo da Alpine, Flavio Briatore.

«Franco Colapinto está entre os melhores jovens talentos da F1. É justo dizer que a sua aparição na grelha no ano passado apanhou muitos, incluindo eu, de surpresa, mas as suas prestações foram impressionantes para um novato», referiu o italiano.

«Estamos de olhos postos no nosso futuro e a sua contratação significa que temos um grande grupo de jovens pilotos para trabalhar no desenvolvimento da equipa para o sucesso futuro», acrescentou Briatore.