
Numa recente entrevista à imprensa italiana, Gennaro Gattuso, atual treinador do Hadjuk Split e ex-jogador do Milan, abriu-se e revelou que sofre há mais de uma década, de uma doença chamada miastenia grave.
«Sofro de miastenia grave há 15 anos. Milhares de pessoas escrevem-me a pedir conselhos, perguntando-me como é que conseguem ter tanta energia com esta doença. Estou a lutar contra ela com a ajuda da cortisona», contou o dirigente da equipa croata.
O técnico falou ainda sobre os desafios que enfrenta na sua vida pessoal devido a esta condição: «Durante quatro ou cinco anos, deixei de comer e beber coisas de que gostava, como um copo de vinho. Quando se tem diplopia, quando se vê a dobrar, não é fácil, mas sempre acreditei que era mais forte do que a doença.»,
Miastenia grave é uma doença que tem como principais sintomas fadiga e fraqueza dos músculos esqueléticos, que afeta mais frequentemente a região da face, dos olhos, do pescoço, dos braços e das pernas. É unicamente tratada com cortisona.
O antigo jogador, que já foi campeão do mundo com a Itália em 2006, teve uma passagem histórica de 13 anos no AC Milan, finalizando a sua carreira ao serviço do Sion, da Suíça em 2013.