Separados por apenas um ponto, Gil Vicente e Rio Ave «fecham» - porque ainda será necessário concluir o duelo entre Nacional e FC Porto - a 1ª volta do campeonato esta segunda-feira. Pontos precisam-se, para dar seguimento ao trabalho feito e afastar-se da zona indesejada da despromoção.

O Gil Vicente joga em casa e é, das duas, quem chega num melhor momento, levando quatro jogos seguidos sem perder - incluindo duas vitórias e um empate, por 0-0, com o Sporting -, além de ter do seu lado o fator casa, onde os gilistas fizeram a maioria dos seus pontos até ao momento.

«O Rio Ave tem tido resultados interessantes, desde a mudança na equipa técnica. Não vou falar na qualidade de jogo, que é subjetiva, mas pelo menos pontuam. Têm pontuado cada vez mais, estão à nossa frente e o nosso foco é mesmo o de contrariar o Rio Ave e os três pontos ficarem em Barcelos», apontou Bruno Pinheiro, na antevisão da partida.

Para este jogo, o técnico gilista já conta com o reforço João Marques - que assumiu que será para jogar no meio campo e não a extremo -, mas não se espera que este salte já para a titularidade. Fora isso, não se esperam grandes mexidas no onze inicial - até porque vêm de um empate, por 1-1, com o Arouca. A haver, Cauê dos Santos pode ser boa aposta, visto que Aguirre teve um último jogo menos conseguido.

Do outro lado, temos um Rio Ave que tem estado em crescendo desde a chegada da nova equipa técnica e que vem de uma importante vitória frente ao Nacional (2-1). Agora, joga fora de portas, onde tem perdido mais pontos - não pontua fora de portas desde novembro.

«Vamos defrontar uma equipa com qualidade e bem trabalhada, que em casa só perdeu um jogo esta época e vem de quatro resultados positivos. Tem critério na saída de bola e qualidade nos corredores. É um adversário, às vezes, parecido com a nossa equipa, mas temos de nos focar no que temos para fazer», apontou Petit, na antevisão da partida.

Para este jogo, o técnico vila-condense ainda não conta com o lesionado Jonathan Panzo, mas fora isso a equipa apresenta-se quase na máxima força - Fábio Ronaldo aponta ao regresso. Vindo de uma vitória, não se esperam grandes mexidas, mas é possível que Martim Neto volte à titularidade, depois de ter cumprido castigo na última jornada.