Os custos para competir nas categorias de formação de motociclismo são bem mais baixos do que nas quatro rodas. No entanto, Paolo Simoncelli considera que são altos o suficiente para gerarem um problema.
O proprietário da SIC58 Squadra Corse referiu ao site Motori Online: ‘O problema não é o CIV ou o CEV, o problema é que o motociclismo custa demasiado! Menos do que os carros e os karts, claro, uma família «normal» consegue suportar uma época nas minibikes’.
Simoncelli defendeu que há quem não tenha a chance de mostrar o seu talento: ‘O problema é que há várias pessoas que são velozes, mas não têm a oportunidade para o mostrar. Temos custos altos que fazem chegar crianças mimadas, que têm tudo, não têm problemas e não se importam com nada, este é um grande problema no motociclismo’.
O italiano está contra o fim do limite de 14 anos de idade nas minibikes, considerando que acaba por se tornar contra produtivo para a aprendizagem. Ainda assim, Simoncelli é da opinião que ‘as minibikes são a coisa mais bonita e mais justa neste mundo [do motociclismo]’.