
Com a vitória no terreno do Vinhense por 0-1, o Vitória FC selou a promoção à 1ª divisão da AF Setúbal.
O único golo do encontro foi apontado por Pedro Catarino, logo aos três minutos. O avançado chegou assim aos 39 golos em 26 jogos nesta época, num cenário que o coloca como o principal destaque nesta campanha dos sadinos.
O clube, que já militou vários anos no principal escalão do futebol português, já garantiu matematicamente a subida. Leva 15 pontos de diferença para o atual terceiro classificado GD Lagameças, quando há apenas 12 em disputa. Em relação ao título, tem seis pontos de avanço sobre o Cova da Piedade, com as duas equipas a defrontarem-se na última jornada (17 de maio).
Vale recordar que, na época anterior, os sadinos disputaram o acesso à Liga 3. Contudo, o clube teve de recomeçar na segunda divisão distrital em função dos problemas financeiros que apresentava.
Promoção rima com campeão
Quem confirmou a subida com o título conquistado foi o Oriental, depois de bater a equipa B do Estoril por 3-1, em casa.
Joãozinho inaugurou o marcador, antes de Pedro Rocha ampliar a vantagem. A equipa visitante conseguiu reduzir o marcador ainda nos primeiros 45 minutos, mas Tiago Fonseca, já no segundo tempo, marcou o golo que selou a vitória e o campeonato para o Oriental.
Mesmo com um jogo em atraso, os guerreiros de Marvila têm mais doze pontos que o Atlético Malveira, segundo classificado, que só tem mais nove por disputar. Assim, o Oriental garantiu o seu lugar no Campeonato de Portugal em 2025/26.
Leia AQUI a reportagem feita pelo zerozero com o Oriental.