Clube de Albergaria e Vilaverdense FC - penúltimo e último classificados, respetivamente, da Liga BPI - enfrentaram-se, esta quinta-feira, em partida de acerto de calendário a contar para a 1.ª jornada do campeonato. Num duelo muito equilibrado e aberto, o emblema de Albergaria-a-Velha conseguiu superiorizar-se (2-1) e resgatou os primeiros pontos - e o primeiro triunfo - na prova.
A formação da casa entrou na partida de forma mais esclarecida e inaugurou as hostilidades antes do primeiro quarto de jogo. Laura Luís lançou Nour Imane Addi na profundidade - com um belo passa a rasgar - e a avançado marroquina catalisou a jogada com um belo remate de primeira, sem hipóteses para Natasha Mondino.
Face à desvantagem no marcador, a turma visitante correu atrás do prejuízo e conseguiu anotar a igualdade aos 28 minutos. Karol Mineira aproveitou um lance de muita confusão no interior da área contrária e atirou a contar, com um remate sublime, para o fundo das redes contrárias.
O tento deu alento às aspirações das vilaverdenses, que registaram um forte ascendente nos restantes minutos do primeiro tempo. Apesar do Vilaverdense FC ter anotado as principais ocasiões de perigo daí em diante, faltou assertividade no último terço e o empate a uma bola manteve-se até à ida para os balneários.
Na segunda metade, o Clube de Albergaria entrou com energia renovada e contrariou a toada dos minutos finais do primeiro tempo. As jogadoras da casa controlaram o ritmo de jogo, anotaram perigosas jogadas de ataque e chegaram novamente à liderança da partida. Laura Luís assistiu novamente Nour Imane Addi (55') - com um belo e certeiro passe -, que anotou um bis no encontro com um belo movimento técnico.
Pouco depois, a experiente avançado e capitã Laura Luís teve uma oportunidade de ouro para dilatar a vantagem, aos 67 minutos, mas desperdiçou na conversão de uma grande penalidade. A cerca de dez minutos do fim, Filipa Morais travou uma clara oportunidade de golo e recebeu cartão vermelho, complicando, assim, a já espinhosa missão da formação visitante. O marcador, porém, não sofreu qualquer alteração até ao final. Vitória importante para o Clube de Albergaria.