À medida que a poeira assentou no segundo dia dos testes da Fórmula 1 de 2025, o panorama competitivo começou a tomar forma. No entanto, o carro mais rápido na pista não foi o Williams, para desagrado dos seus fãs. Vamos analisar em detalhe o que se desenrolou durante o dia em Barém.

Na ‘corrida’ inaugural de 2025, a McLaren saiu vitoriosa, com Lando Norris, Charles Leclerc e Kimi Antonelli a completarem simulações completas. Norris superou os outros com uma margem confortável, a sua vantagem de 12 segundos a chamar a atenção no paddock. Embora a extensão da vantagem da McLaren possa ter sido exagerada devido a uma aparente vantagem nos pneus, é claro que eles têm uma vantagem competitiva.

Norris começou o dia de forma modesta, a minimizar as suas conquistas do primeiro dia de testes. No entanto, à medida que o dia progrediu, o carro da McLaren mostrou uma melhoria consistente, apesar das preocupações de Norris sobre a instabilidade traseira. Estes problemas, segundo o chefe da equipa McLaren, Andrea Stella, eram geríveis e algo necessários para o desempenho do carro na pista. Apesar de Norris ter desistido de uma volta rápida no final, a equipa ainda mostrou um desempenho promissor, sugerindo o potencial da McLaren para a temporada.

Contrariando as expectativas, o carro da Williams, que tinha mostrado promessas no primeiro dia de testes, não liderou o pelotão no segundo dia. Apesar disso, a Williams mostra sinais de potencialmente se afirmar como o cavalo de Tróia nesta temporada, após uma dececionante 2024. A nova suspensão traseira da Mercedes deu ao carro novas características, e ambos os pilotos estão cautelosamente otimistas quanto ao pico de desempenho do carro.

Em uma estreia para o novato Kimi Antonelli, ele completou a sua simulação de corrida inaugural com pneus de corrida reais, uma tarefa exigente que proporcionou um aprendizado valioso tanto para o piloto quanto para a Mercedes. O ritmo de Antonelli foi competitivo, equiparando-se ao dos principais rivais McLaren, Ferrari e Red Bull.

O segundo dia de testes também marcou um progresso significativo para Hamilton na Ferrari. O sete vezes campeão do mundo demonstrou a sua confiança no carro, liderando a sessão da manhã e terminando em segundo lugar em termos de tempo geral. Fora da pista, Hamilton expressou otimismo sobre a sua experiência com a Ferrari até agora, afirmando que ele e a Ferrari deram passos significativos em um curto espaço de tempo.

Apesar das promissoras performances da McLaren, Ferrari e Mercedes, o carro da Sauber revelou-se visivelmente difícil de manobrar, tornando-se o menos impressionante até agora. Enquanto a McLaren e a Ferrari mostraram características amigáveis e responsivas, a Mercedes destacou-se pela sua consistência impressionante.

A Williams, entre os concorrentes do meio do pelotão, foi a mais impressionante. Embora não tenha sido o carro mais rápido, parece ser o mais provável para liderar o segundo grupo.

Entretanto, a atividade mediática da Alpine durante os testes foi ofuscada pelas suas próprias ações. O novato da equipa, Jack Doohan, manteve um perfil baixo, focando-se na sua performance em pista, que foi louvável em comparação com a de Pierre Gasly. Isto é tudo o que Doohan pode fazer para se provar, dado a atenção e escrutínio a que tem sido submetido devido às ações da Alpine.

Em resumo, o segundo dia de testes de F1 foi revelador, proporcionando um vislumbre da forma competitiva da temporada. À medida que as equipas continuam a aperfeiçoar as suas performances, o verdadeiro teste será como se saem nas corridas reais.