Ivo e Rui Oliveira conquistaram a medalha de bronze em madison nos Europeus de pista, em Heusden-Zolder, na Bélgica, fechando a excelente participação da seleção portuguesa na competição, com seis pódios, incluindo dois ouros. 

A dupla de gémeos foram batidos apenas pelos neerlandeses Yanne Dorenbos e Vicent Hoppezak (119 pontos), campeões da Europa, e pelos alemães Tom Torn Teutenberg e Roger Klugge (105 pontos), que os superaram nos instantes finais da prova na luta pela medalha de prata. Ivo e Rui Oliveira somaram 96 pontos. 

Inicialmente, foi atribuída a segunda posição a Portugal, mas depois os comissários retificaram a classificação, baixando um lugar a dupla lusa.

Recorde-se que Rui Oliveira é campeão olímpico em título nesta disciplina, ao lado de Iúri Leitão, que já este domingo competiu em Espanha, ao serviço da sua equipa na estrada, a Caja Rural, na Clássica de Almeria, alcançado a 9.ª posição numa chegada em pelotão compacto.  

Estes Europeus, que terminaram este domingo em Heusden-Zolder, foram de excelência para a seleção portuguesa. Antes desta medalha de bronze no madison, pelos irmãos Oliveira, Iúri Leitão sagrou-se campeão da Europa de pontos e de scratch, Ivo Oliveira foi prata na perseguição individual, como o irmão, Rui Oliveira na eliminação, e Maria Martins arrebatou o bronze no scratch.