
Os jogos Benfica-SC Tomar, Sporting-Sanjoanense, FC Porto-Juventude Pacense e OC Barcelos-Oliveirense compõe os quartos de final do campeonato nacional de hóquei em patins, após a conclusão da fase regular da competição com a 26.ª e última jornada, este domingo.
Os resultados da derradeira ronda da prova trouxeram apenas uma alteração no ordenamento da fase eliminatória, em que os quartos de final serão disputados a partir de dia 17 de maio, à melhor de três jogos (o vencedor de dois apura-se para as meias finais, à melhor de cinco partidas, tal como a final). A Sanjoanense assegurou um lugar na próxima fase ao ascender à 7.ª posição do campeonato com a vitória sobre a Juventude de Viana (2-1), ultrapassando o SC Tomar, que ficou com a última vaga (8.ª, após empate 2-2 com a Oliveirense), e o Valongo, relegado dos quartos após derrota nesta jornada com o líder Benfica.
Os encarnados confirmaram o primeiro lugar e o acasalamento com o oitavo posicionado, SC Tomar, na visita a Valongo, onde se impuseram por 9-3, com golos de Pau Bargalló (4), João Rodrigues, Nil Roca e Lucas Ordoñez (2). Para os valonguenses marcaram Kyllian Gil e Francisco Silva (2).
Com este triunfo, o Benfica salvaguardou-se da vitória do Sporting, que partiu para esta ronda a apenas um ponto do eterno rival na segunda posição do campeonato. Além disso, a equipa da Luz assegura ainda que não defrontará os leões ou o FC Porto até à final do campeonato.
O Sporting, recém vencedor da Taça de Portugal, ganhou por 7-2 na receção ao Murches, último classificado, com golos de João Souto (2), Alessandro Verona, Toni Perez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães e Nolito. Gonçalo Nuno e Diogo Neves apontaram para os visitantes. Os verdes e brancos recebem a Sanjoanense (7.º) no primeiro jogo dos quartos de final.
Mais difícil foi a missão do FC Porto nos Açores, frente o já despromovido Candelária. Os dragões empataram 3-3, mas já tinham assegurado a terceira posição na prova e consequente encontro com a Juventude Pacense (6.º, após empate 1-1 com HC Braga) nos quartos. Os portistas faturaram por Hélder Nunes, Gonçalo Alves e Carlo di Benedetto, enquanto Pedro Rocha, Raminhos e Martim Leite marcaram para a formação do Pico.
No quarto jogo da próxima fase, OC Barcelos (4.º, após bater o Riba d’Ave por 4-3) defronta a Oliveirense (5.º).