Javi García relembrou a mudança para o Benfica, em 2009/10. Em declarações ao podcast 'Partidazo' da DAZN Portugal, o ex-internacional espanhol, agora comentador do referido canal, contou que foi a partir de uma conversa com Cristiano Ronaldo que decidiu dar o 'sim' ao clube da Luz.

"Estava na Áustria. O meu agente ligou-me para falar sobre a possibilidade de vir para o Benfica. Por acaso foi engraçado que um dia cheguei ao pequeno-almoço e o Ronaldo, que estava na primeira época no Real, veio ter comigo e perguntou-me: 'oh Javi, tens a possibilidade de ir para o Benfica?' e eu aproveitou e digo-lhe: 'Ronaldo... que tal? Vou?'. E ele: 'vai' [risos]. Graças a Deus que ele perguntou porque eu não lhe ia perguntar. Foi engraçado porque fiquei muito tranquilo. Sabia que o Benfica é um clube espetacular. Mas o Cristiano, com aquela confiança, a responder que sim, tranquilo, vai lá, espetacular", conta Javi García, que representou os encarnados até 2012, ano em que se transferiu para o Manchester City por 20 milhões de euros.

Mais tarde, concretamente em 2022/23, Javi voltou à Luz para ser adjunto de Roger Schmidt, cargo que desempenhou até ao fim da última temporada, sendo substituído por Ricardo Rocha.