João Almeida considerou «perfeitos» o seu desempenho e o da sua equipa, UAE Emirates, na terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana, esta sexta-feira, permitindo-lhe ascender à liderança da corrida espanhola, após ter sido terceiro na tirada, conquistada pelo espanhol Iván Romeo, da Movistar. 

«A subida [de primeira categoria, com o cume a 20 quilómetros da meta] foi bastante tática, mas já estávamos a planear assim. Havia muito corredores próximos uns dos outros, se alguém fugisse podia passar a liderar ou entrar na lutar pela vitória na geral e ainda havia as bonificações no final. Acho que fomos perfeitos, fizemos tudo o que podíamos e maximizámos a nossa performance», analisou o corredor português. 

Segundo da geral à partida para os 180,3 quilómetros entre Algemesí e Alpuente, Almeida aproveitou o atraso do camisola amarela Mathias Vacek (Lidl-Trek), que sofreu uma queda no início da etapa e mais tarde não resistiu ao ritmo imprimido pela UAE Emirates na principal subida do percurso. 

«A fase final não foi tão difícil como se esperava e demos tudo o que tínhamos. Os meus companheiros foram incríveis, como sempre. E ainda conseguimos ter segundos de bonificações para nos defendermos do ataque final do Santiago Buitrago», declarou o líder da UAE Emirates, depois de cortar a meta. 

Iván Romeo venceu a etapa isolado, após atacar a 16 quilómetros do final, e os perseguidores chegaram 10 segundos depois, com o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), vencedor da segunda etapa, a superar João Almeida ao sprint pelo segundo lugar. 

O português vai partir, no sábado, para os 181 quilómetros da quarta etapa, que ligam Oropesa del Mar a Portell de Morella (e incluem duas contagens de montanha de 1.ª categoria, mas ainda na primeira metade do traçado) com dois segundos de vantagem sobre Buitrago e 21 sobre o espanhol Pello Bilbao, companheiro de equipa do colombiano na Bahrain, na terceira posição.

Para Almeida, a vantagem na liderança não lhe deixa dúvidas. «É suficiente para o segundo lugar, no mínimo. Temos de estar focados, sobretudo na etapa deste sábado. Esperamos poder terminar neste lugar [1.º], mas ainda estamos longe de o ter garantido».