Ainda não foi desta que João Almeida chegou à vitória numa etapa da Volta à Comunidade Valenciana, mas o ciclista da Emirates passou a ser o novo líder da corrida espanhola.

O português repetiu o terceiro lugar na terceira etapa, a 10 segundos de Iván Romeo (Movistar), e com o mesmo tempo do segundo, Santiago Buitrago (Bahrain), de quem agora tem apenas dois segundos de avanço na classificação geral.

A etapa desta sexta-feira continha montanha, com uma contagem de primeira categoria a 20 km da meta, e foi nesta subida que o jovem Iván Romero, de 21 anos, atacou e não mais o pelotão ou o grupo dos favoritos o apanharam.

Mais atrás, João Almeida e Santiago Buitrago marcavam-se mutuamente, pois era entre os dois que se decidia a liderança, uma vez que o anterior comandante, Mathias Vacek (Lidl-Trek), há muito tinha ficado para trás.

Buitrago acabou por corta a meta à frente de Almeida e com isso ganhar-lhe um segundo de bonificação, ele que iniciou a terceira tirada a três segundos do português.

Faltam duas etapas para se decidir a prova espanhola, sendo que a deste sábado volta a ter também muita montanha, mas concentrada na parte inicial, ou seja, as quatro contagens (duas de terceira e duas de primeira) surgem nos primeiros 104 dos 182 km do total.