João Pereira abordou o futuro do Sporting B na Liga 3. Treinador regressou ao clube e comandará a equipa na fase de apuramento de campeão.
João Pereira começou a época na equipa B, deu o salto à equipa principal e, depois de uma série de jogos menos positivos, regressou à última equipa da formação dos leões. Com a presença na fase de apuramento de campeão – e de subida à Segunda Liga – garantida, o técnico falou da competição em entrevista ao Flashscore.
«O balanço tem que ser positivo, porque a equipa B alcançou algo que nunca tinha alcançado, que foi estar presente na fase de apuramento de campeão, o que por si só já é um feito. E aí temos que dar mérito a toda a gente, desde os treinadores das camadas jovens aqui do Sporting, porque a verdade é que os jogadores chegam a esta idade, muitos deles preparados para enfrentar estes desafios, pelo processo que passaram. Então, o mérito não é só do treinador ou da equipa técnica da equipa B, tem todo um trabalho anterior feito e desenvolvido por todos os outros profissionais do Sporting, treinadores, psicólogos, toda a gente. E toda a gente teve mérito neste apuramento para a fase de campeão».
«Vamos ser uma equipa competitiva. Os dados da primeira fase da nossa série colocam-nos como a equipa com mais passes realizados, uma equipa que concede menos tempo de posse de bola aos adversários, a segunda equipa que mais remata, a equipa que faz mais passes progressivos. Ou seja, somos uma equipa que, de acordo com esses dados, é muito ofensiva, com muita posse de bola e muita finalização. Agora, temos de melhorar o outro lado, principalmente a parte defensiva, porque sofremos muitos golos na primeira fase e acho que isso é um upgrade que temos de fazer para esta segunda fase».
Sobre a subida de jogadores à equipa A, João Pereira destacou a importância da passagem por etapas formativas e agradeceu aos adeptos a presença nos jogos da equipa.
«Podemos olhar para o passado recente, e eu vou falar também por experiência própria, já que treinei o Quenda na equipa sub-23. Temos o Quenda, que se afirmou na equipa A, o [João] Simões, que também se afirmou na equipa A, o Alexandre Brito e o Mauro Couto, que são presenças assíduas, tanto nos treinos, como nas convocatórias da equipa A. E mais recentemente, também o Rafael Nel. Ou seja, são jogadores que, quando chamados, estão preparados para dar uma boa resposta. Claro que não vão dar logo uma resposta como o Quenda está a dar neste momento, porque ele já tem um processo por trás, já tem muitos treinos na equipa A. O mesmo acontece com o Simões, que atualmente entra várias vezes nos jogos, está a ganhar dimensão, confiança e maturidade. Esses miúdos podem estar preparados, mas vão sempre passar por um processo, por algum tempo, até conseguirem afirmar-se na equipa A».
«Quero também agradecer aos adeptos pela presença, especialmente nos nossos jogos em casa. Este ano, na Liga 3, conseguimos bater o recorde de assistência em casa, o que também mostra que os adeptos gostam de ver os miúdos a jogar, acreditam neles e estão atentos à formação do Sporting. E é importante que esses miúdos tenham adeptos e pessoas no estádio, pois isso vai ajudá-los a lidar melhor com a pressão no futuro».
Vê AQUI todos os detalhes da próxima fase da Liga 3 que decidirá as equipas que subirão à Segunda Liga.