José Manuel Araújo, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), foi esta sexta-feira reeleito membro do comité executivo dos Comités Olímpicos Europeus (COE), composto por 12 elementos.

"Esta eleição é o resultado de um trabalho constante, credível e prestigiante para o COP. A nossa presença ativa em termos internacionais deve, tão cedo quanto possível, estender-se ao Comité Olímpico Internacional (COI) e a outras entidades relevantes do Movimento Olímpico", reagiu José Manuel Araújo, ao site do organismo nacional.

Num ato com 17 candidatos a sufrágio, o português conseguiu 31 votos, correspondentes a 63,27% num universo de 49 votantes.

A José Manuel Araújo juntam-se Mihai Covaliu (Roménia), Liney Halldorsdottir (Islândia), Danka Hrbekova (Eslováquia), Victoria Cabezas (Espanha), Annmarie Phelps (Grã-Bretanha), Jean Saive (Bélgica), Franjo Bobinac (Eslovénia), Thomas Weikert (Alemanha), Emma Terho (Finlândia), Zlatko Matesa (Croácia) e Anneke Van Zanen-Nieberg (Países Baixos).

A eleição para o comité executivo decorreu durante os trabalhos da 54.ª Assembleia Geral dos COE, em Frankfurt, na Alemanha.

A reunião magna contou ainda com a participação do presidente do COP, Artur Lopes, o diretor-geral, João Paulo Almeida, e Catarina Monteiro, do Departamento de Missões e Preparação Olímpica.