
Durante 20 anos, Dale Earnhardt tentou e falhou em vencer a Daytona 500. O campeão da NASCAR Cup Series por sete vezes esteve agonizantemente perto, terminando em segundo lugar quatro vezes antes de finalmente conquistar a Grande Corrida Americana em 1998.
Agora, 27 anos depois, outro piloto da Richard Childress Racing encontra-se numa posição estranhamente semelhante.
Kyle Busch—um campeão da Cup por duas vezes e o piloto com mais vitórias nas três séries nacionais da NASCAR (231 vitórias)—nunca ganhou a Daytona 500. E após suportar uma temporada de 2024 sem vitórias, os astros parecem estar alinhados para que ele reescreva a história em 2025.
Mas como Busch próprio apontou—isto já não é 1998.
Porque as dificuldades de Busch na Daytona 500 parecem com as de Earnhardt
A frustração de Busch na Daytona está bem documentada. Ele esteve em posição de vencer várias vezes, apenas para que azar, acidentes ou as regras de horas extras da NASCAR arruinassem as suas chances.
🚨 O maior paralelo? A Daytona 500 de 2023.
- Busch liderou o pelotão com duas voltas para o fim, aparentemente a caminho da vitória.
- Uma bandeira amarela forçou um reinício em tempo extra, apagando a sua vantagem.
- Ricky Stenhouse Jr., que estava em 7º lugar na altura, disparou para a vitória.
Busch, frustrado além da crença, não se conteve após a corrida:
“Acho que esta é a primeira vez que lidero a volta 200, por isso desejava que fossem as regras de 1998. Mas não, é apenas parte do percurso. Venho aqui todos os anos apenas para descobrir quando e onde vou bater e em que volta vou sair do Care Center.”
Dale Earnhardt venceu as 500 Milhas de Daytona de 1998 sob as antigas regras, onde o líder na bandeira branca sob bandeira amarela era declarado o vencedor. Se essas regras ainda estivessem em vigor, Busch já seria um campeão das 500 Milhas de Daytona.
Mas esta é a era Next-Gen, e Busch acredita que o NASCAR moderno tornou a vitória ainda mais difícil.
O Carro Next-Gen: O Equalizador do NASCAR que Está a Prejudicar Busch?
Ao contrário dos anos de glória de Earnhardt, quando as equipas podiam desenvolver vantagens de velocidade, o carro Next-Gen da NASCAR nivelou o campo de jogo.
Busch disse a Bob Pockrass da FOX Sports:
“É apenas difícil. Com todos os carros a serem mais iguais, estás a lutar por centésimos ou milésimos de polegadas.”
📊 Prova das Corridas Apertadas da Era Next-Gen:
- 3 dos 10 finais mais apertados da história da NASCAR ocorreram na era Next-Gen.
- 7 dos 10 finais mais apertados de todos os tempos aconteceram no séc. XXI.
Quando Earnhardt venceu em 1998, ele não tinha que se preocupar com finais de foto ou caos no final da corrida como Busch faz hoje.
Será que Busch finalmente conseguirá triunfar em 2025?
Busch entra na temporada de 2025 com uma pressão enorme.
- Está numa sequência de 57 corridas sem vencer.
- Está num ano de contrato com a RCR.
- Terminou em 15º no Clash e em 10º no seu Duel de Daytona, mostrando velocidade sólida mas não domínio.
Até o próprio Busch vê o inquietante paralelo com Earnhardt.
“Certamente gostaria de esperar que sim. Vinte anos a tentar. Houve outro corredor lendário do passado que venceu na sua 20ª tentativa, e isso foi um grande feito. Ele também foi um antigo piloto da RCR, por isso seria realmente bom ganhar essa corrida e fazê-lo com a RCR no Chevrolet Zona nº 8.”
Daytona Não Se Preocupa com o Destino—Apenas com a Execução
Alguns acreditam que o tempo de Busch chegou. Outros sabem que Daytona não se preocupa com o que deveria acontecer—faz o que quiser.
📍 Tony Stewart—um dos maiores da NASCAR—nunca venceu as 500 milhas de Daytona.
📍 Trevor Bayne—na sua primeira tentativa—roubou uma vitória aos 20 anos.
Busch venceu em todo o lado, mas esta é a única jóia da coroa que ainda falta.
Será 2025 o ano em que ele finalmente quebra a maldição, ou será que Daytona trará mais um desgosto?