Após uma pausa de quase meio ano, a NTT IndyCar Series ressurgiu numa tarde ensolarada em St. Petersburg, Florida. Sob condições meteorológicas quase perfeitas, a primeira sessão de treinos viu o próprio Kyle Kirkwood, da Florida, a brilhar ao dominar as tabelas de tempos com o seu carro #27 patrocinado pela Chili’s.

O destaque do dia foi, sem dúvida, a performance impressionante de Kirkwood, que cronometrou a sua volta mais rápida nas fases finais da sessão. Ele dominou o circuito urbano de 1.8 milhas com um tempo impressionante de 1 minuto e 0.4409 segundos, deixando os espectadores maravilhados com a sua destreza ao volante.

O atual campeão da série, Alex Palou, estava logo atrás, perdendo a primeira posição por uma questão de 0.15 segundos. Apesar da quase falha, a performance de Palou reafirmou o seu status como um concorrente formidável nesta temporada.

Entretanto, o jovem talento da série também teve um impacto, com o estreante Louis Foster a fazer uma estreia notável. Ao conduzir o Honda #45 da RLL, Foster alcançou um impressionante 12º lugar, destacando-se como o estreante mais rápido do dia.

De forma semelhante, a nova equipa PREMA provou o seu valor, demonstrando que podem competir com as equipas estabelecidas. O piloto Callum Ilott registou o 18º melhor tempo, enquanto o seu colega estreante assegurou o 24º tempo mais rápido. Embora não estejam na metade superior, os seus tempos competitivos na primeira sessão de treinos marcaram um início positivo para a equipa italiana.

No entanto, o dia não foi isento de drama. A primeira sessão de treinos, agora dividida em três partes para todos os circuitos rodoviários e urbanos nesta temporada, viu a primeira bandeira vermelha do dia ser agitada devido a um incidente com Marcus Armstrong. Armstrong conseguiu salvar o seu Honda #66 da Meyer Shank Racing de colidir com as barreiras na desafiadora curva 3 em alta velocidade.

Esta curva, notória por um trecho particularmente acidentado de estradas públicas, causou mais problemas mais tarde na sessão. Scott McLaughlin, ao volante da sua máquina #3 da Team Penske, saiu largo na mesma curva, resultando numa colisão com as barreiras de betão. O impacto danificou o seu braço de direção dianteiro esquerdo, forçando uma paragem na sua volta.

A curva 3 foi um foco de derrapagens, com muitos outros a balançar à beira de incidentes. A dificuldade aumentada deste trecho este ano pode ser atribuída ao peso adicional do novo sistema híbrido, introduzido a meio da última temporada.

As equipas não têm dúvidas de que estarão a trabalhar durante a noite em atualizações da suspensão para melhor gerir estes solavancos. Os entusiastas de automobilismo podem aguardar com expectativa a segunda sessão de treinos agendada para as 10:15 AM, horário do Leste, no sábado, onde os pilotos irão mais uma vez lutar na desafiadora pista de St. Petersburg.