Os incrédulos adeptos do Benfica iam esfregando os olhos perante o feito do seu versátil e levezinho médio (1,74m/67 kg), ao verem Leandro Barreiro, 25 anos, e O jogador mais valioso de A BOLA da jornada, construir o primeiro hat trick da carreira — e algo que nenhum jogador das águias conseguia na Liga desde abril de 2022, quando Darwin Núñez marcou por três vezes ao Belenenses na 29.ª jornada da época 2021/22.
Chegado a custo zero após seis épocas no Mainz da Bundesliga (151 jogos/11 golos), o internacional luxemburguês em 56 ocasiões e apenas um golo marcado (também com nacionalidade angolana) mostrou perfeita leitura de jogo, classe e insuspeita eficácia para, surgindo em zona de finalização, vingar a derrota em Famalicão na ronda inicial da prova. Atuação que lhe valeu a terceira mais alta pontuação da época e — o que é sintomático do que tem sido o desempenho encarnado — o primeiro triunfo semanal alcançado pelo Benfica.
Destaque também para João Carvalho, dois golaços de fora da área (é o melhor marcador de longa distância da prova, com três) no triunfo estorilista nos Açores; e Félix Correia, o melhor em campo em Barcelos onde, a criar e marcar, esteve nos três golos gilistas.
Referência ainda para o lateral Leonardo Lelo (duas assistências) e Nuno Moreira, que participou nas jogadas dos três golos da vitória do Casa Pia no Bessa; e El-Ouazzani, autor da cabeçada vitoriosa bracarense na Reboleira.
Félix Correia impressiona
Presente em 51 das 52 partidas realizadas pelo Sporting na Liga desde que chegou a Alvalade vindo do Coventry, esta foi a segunda vez que Viktor Gyokeres não foi titular e tal como na anterior — 31.ª jornada da época passada no Dragão, quando entrou ao intervalo estando os leões a perder por 2-0 e com dois golos selou o empate final (2-2) — voltou a picar o ponto apenas sete minutos depois de entrar. E aproveitando os tiros nos pés dos principais rivais (Nico González participou no golo portista em Barcelos mas foi expulso, Galeno passou ao lado do jogo e Samu não causou perigo e também viu vermelho), alargou a vantagem no topo da tabela de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga.
O maior destaque da jornada foi o salto de quatro posições de Félix Correia, agora 6.º e em soberba forma é o primeiro jogador fora dos três grandes. E enquanto a bela exibição de Kokçu fê-lo chegar ao 9.º lugar já Geovany Quenda, o melhor em campo em Vila do Conde, ficou à porta do top-10 ao trepar à 11.ª posição.
Menção ainda para as subidas de Nuno Moreira (18.º), terceiro jogador com mais golos construídos na Liga, e de Ricardo Velho (24.º), agora o 2.º guarda-redes mais valioso.