Lewis Hamilton Confiante em Vencer o Oitavo Título com a Ferrari Após o Debut do SF-25

O debut de Lewis Hamilton no novo SF-25 da Ferrari gerou um renovado sentido de otimismo no sete vezes campeão do mundo. Após a sua primeira saída com a equipa Scuderia na quarta-feira, Hamilton afirmou com confiança que a Ferrari tem tudo o que é necessário para garantir o Campeonato Mundial de Fórmula 1 — e ele está pronto para ajudar a alcançar esse objetivo.

Falando de Maranello, Hamilton enfatizou que, apesar de estar nos estágios iniciais da sua transição para a Ferrari, já está mais esperançoso do que nunca em conquistar um inédito oitavo título mundial. “Sim,” respondeu Hamilton quando questionado se a Ferrari estava pronta para vencer. Baseando-se na sua vasta experiência com equipas vencedoras de campeonatos, incluindo McLaren e Mercedes, Hamilton expressou admiração pela paixão, liderança e recursos da Ferrari.

“Já trabalhei com duas equipas vencedoras de campeonatos do mundo antes. Sei como é e como se sente uma equipa vencedora,” disse Hamilton. “A paixão aqui é como nada que já viste. Eles têm absolutamente todos os ingredientes que precisam para vencer um campeonato do mundo. É apenas uma questão de juntar todas as peças.”

O último título mundial de pilotos da Ferrari foi conquistado em 2007 com Kimi Raikkonen, enquanto a Scuderia capturou o título de construtores pela última vez em 2008. Com a equipa a terminar em segundo lugar em relação à McLaren no ano passado, a Ferrari está determinada a recuperar o seu lugar no topo. A dominância da Red Bull, liderada por Max Verstappen, apenas aumentou a competição, mas Hamilton acredita que a Ferrari tem o potencial para lutar pelo campeonato.

“Vai ser uma luta renhida no topo, mas tenho um grande colega de equipa,” continuou Hamilton, referindo-se ao seu novo colega de equipa Charles Leclerc, que foi o segundo classificado em 2022. “A energia que estou a receber da equipa, há magia aqui. Vai exigir muito trabalho árduo e empenho de absolutamente todos, e todos já estão a dar o seu melhor para alcançar isso, mas também se trata de crença.”

O desejo de Hamilton de ganhar um oitavo título recorde é claro, e ele não está a planear retirar-se se conseguir essa façanha. “Se eu tiver a sorte de ganhar outro título, que é obviamente o que estamos a tentar fazer, não me vejo a parar,” disse o britânico, que começará a sua 19ª temporada na F1 no Grande Prémio da Austrália de 2025, a 16 de março.

Entretanto, Leclerc, que há muito é o piloto principal da Ferrari, acolheu a chegada de Hamilton. “O Lewis está a entrar na equipa na altura certa,” disse Leclerc. “O facto de o Lewis ter juntado à equipa foi um grande impulso e tem sido incrível de tantas maneiras.”

O chefe de equipa Fred Vasseur também elogiou o impacto de Hamilton na equipa, destacando a sua energia renovada e a sua calma perante as altas expectativas. “A equipa está muito, muito calma e muito clara sobre qual é a direção a seguir,” acrescentou Vasseur.

Com Hamilton ao leme, a Ferrari parece pronta para desafiar na temporada de Fórmula 1 de 2025 — e para Hamilton, este pode ser o ano em que alcança o tão aguardado oitavo título.

A equipa, juntamente com outras, está agora a preparar-se para a pré-temporada de F1 de 2025 em Barém, de 26 a 28 de fevereiro, com a temporada a começar oficialmente em Melbourne.