
Já apurado para o Euro 2026, Portugal irá encerrar a Ronda Principal da qualificação com os duelos frente a Andorra (7 de março) e Países Baixos (12 de março). Para estas partidas, o selecionador nacional, Jorge Braz, chamou 16 jogadores, com os regressos de Tomás Paçó e Carlos Monteiro e a estreia de Pedro Santos a serem os grandes destaques.
O jovem pivô de 210 anos, que está emprestado pelo Sporting aos Leões de Porto Salvo, soma mais de 50 internacionalizações pelos escalões jovens e fez parte da equipa que venceu o Europeu de Futsal sub-19, em 2023.
Portugal já garantiu a qualificação para a fase final do Europeu e lidera o Grupo 7 com 12 pontos, fruto de quatro vitórias em quatro jogos, tendo uma vantagem de sete pontos sobre os Países Baixos, enquanto Andorra soma três pontos e Macedónia do Norte apenas um.
Os vencedores de cada grupo garantirão automaticamente um lugar na fase final, juntando-se às seleções anfitriãs, Lituânia e Letónia. Já os oito melhores segundos classificados terão de disputar um play-off, marcado para setembro de 2025.
A fase final do Euro 2026 terá lugar entre os dias 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.
Convocados
Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia), Bernardo Paçó (Sporting) e Diogo Basílio (Eléctrico);
Fixos: João Matos (Sporting), Tiago Sousa (SC Braga), André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting);
Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica) e Diogo Santos (Sporting);
Alas: Pany Varela (Al Nassr), Bruno Coelho (RFS Futsal), Lúcio Rocha (Benfica), Kutchy (Benfica) e Carlos Monteiro (Benfica);
Pivôs: Hugo Neves (SC Braga) e Pedro Santos (Leões Porto Salvo).