
No dia 21 de abril cumprem-se 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, uma corrida inesquecível para os portugueses que viram o brasileiro lançar-se para o estrelato no circuito do Estoril.
Chovia copiosamente, um mimo para Ayrton Senna brilhar no GP de Portugal, exibindo o talento de conduzir com o piso molhado que o viria a consagrar como um dos maiores pilotos da história da competição. Ao volante do Lotus 97T JPS, o brasileiro deu show numa corrida em que dos 26 carros que iniciaram a corrida apenas nove carros chegaram ao fim.
O Lotus 97T preto e dourado, patrocinado pela marca de tabaco John Player Special, tornou-se um ícone da Fórmula 1. Equipado com um motor Renault Turbo, o monolugar destacava-se pelo equilíbrio entre potência e aerodinâmica, características das quais Ayrton Senna aproveitou ao máximo. Ainda hoje é considerado um dos carros mais bonitos que já passou pela F1, também por toda a mística que o envolve, entenda-se.
«Conduzir o chassis 2 do 97T no Estoril para celebrar o 40.º aniversário da primeira vitória de Ayrton na F1 será um momento muito emocionante para mim. É sempre um enorme privilégio poder conduzir e experimentar os carros de Ayrton, mas alguns deles definiram a sua carreira e ocupam um lugar especial no meu coração e no da minha família», afirmou o sobrinho do falecido, Bruno Senna, em declarações ao The Race.
Atualmente, o carro faz parte de uma coleção particular, mas os especialistas da Classic Team Lotus garantem que o monolugar mantém-se em condições de funcionamento, sendo que o motor Renault EF4 V6-Turbo de 1985 foi restaurado pelos engenheiros da Renault.