Verão de 2013. Depois de não ter conquistado o troféu de campeão nacional na temporada anterior, o Benfica apostou forte no mercado de transferências para tentar superar o FC Porto. Com Matic em grande plano no plantel então às ordens de Jorge Jesus, a direção encarnada centrou atenções no mercado sérvio e contratou vários jogadores naturais daquele país.

Se Fejsa e Sulejmani já eram jogadores 'feitos', Djuricic era o reforço que, à partida, gerava mais expectativa. Ainda assim, quem mais brilhou foi um 'menino' de cabelos pelos ombros e com o '50' nas costas: Lazar Markovic.

Então com 19 anos, o extremo, que aterrou em Lisboa proveniente do Partizan, fez sete golos e seis assistências em 49 jogos, conquistou três troféus e 'obrigou' o Liverpool a desembolsar 25 milhões de euros para garantir os seus préstimos.

Agora, com 30 anos, o internacional sérvio está ao serviço do Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, e, em vésperas da visita do Benfica ao reduto do Estrela Vermelha, conversou em exclusivo com o zerozero.

«Vou assistir ao jogo só por causa do Benfica»

Zerozero: O que sentiu quando viu que o sorteio ditou que o Benfica iria jogar à Sérvia?

Lazar Markovic: Eu sou fã do Partizan, mas é bom para o futebol sérvio que o Estrela Vermelha esteja na Liga dos Campeões. Apesar de serem os nossos maiores rivais, desejo-lhes boa sorte nas competições europeias, mas vou assistir a este jogo só por causa do Benfica, que também é o meu clube. Não é por causa do Estrela Vermelha [risos].

zz: É mais fácil sendo um Estrela Vermelha-Benfica, se fosse um Partizan-Benfica já ficava um pouco mais dividido, não?

LM: Sim, podemos dizer isso. Não posso dizer na totalidade que apoio o Benfica porque vai defrontar um clube sérvio... Mas apoio o Benfica porque é o meu ex-clube e porque tenho uma forte ligação. Infelizmente não conseguirei ir ver o jogo porque estou a jogar nos Emirados Árabes Unidos, mas vou tentar acompanhar à distância.

Extremo brilhou de águia ao peito @Catarina Morais

zz: Num plano geral, que memórias tem do Benfica?

LM: São todas ótimas! Vencemos três troféus [Liga Portuguesa, Taça de Portugal e Taça da Liga], fomos à final da Liga Europa [contra o Sevilla]... Tenho as melhores memórias dessa temporada, ainda para mais foi a minha primeira fora da Sérvia. Ainda mantenho contacto com alguns jogadores e assisto a todos os jogos do Benfica. Gosto de forma sincera do Benfica, é um clube que apoio. Só lá estive um ano, mas foi incrível.

zz: Com que jogadores ainda mantém contacto?

LM: Maioritariamente com os sérvios que estavam no clube na altura. Para além disso, ainda há umas semanas falei com o Cardozo. Vamos trocando mensagens no Instagram, de vez em quando.

zz: Tal como referiu, o Benfica foi o seu primeiro clube fora da Sérvia. Como foi o processo de adaptação?

LM: Não foi muito difícil porque a minha família foi comigo e ficámos a viver todos juntos. Para além disso, toda a gente no clube me recebeu extremamente bem e senti-me sempre em casa. Para além disso, havia muitos jogadores da zona dos Balcãs - os sérvios e o Oblak da Eslovénia - e foi muito fácil. Para ser sincero, quando aceitei a proposta do Benfica não achei que este processo fosse ser tão fácil.

zz: Havia muito convívio com os outros jogadores sérvios fora de campo?

LM: Tínhamos uma ótima relação, ainda hoje temos. Dentro e fora de campo dávamo-nos muito bem e todos se ajudavam. Foi ótimo para todos ter tantos compatriotas no plantel e aproveitámos para explorar bastante Lisboa. Continuo a achar que é uma das cidades mais bonitas do mundo e adorei viver lá.

zz: Gostava de voltar a jogar em Portugal? É uma hipótese em aberto?

LM: Não temos como saber o futuro, ainda para mais no futebol. Não sei o que virá a seguir, mas porque não? Portugal é uma região de futebol e eu gosto muito do país. Agora estou nos Emirados Árabes Unidos, mas quem sabe...

Lazar Markovic
Benfica
2013/2014
49 Jogos 2842 Minutos
7 3 1 0 2x

ver mais >

zz: Estava à espera de ter um papel tão importante no Benfica logo no seu primeiro ano?

LM: Não foi uma surpresa total para mim. Sempre fui um jogador muito trabalhador e, quando assim é, é mais fácil a sorte aparecer. Eu tive alguma sorte na equipa que apanhei, em conseguir um lugar no onze e em ser um jogador importante na equipa. Olhando para trás, com uma distância de dez anos, consigo ter ainda mais noção do quão especial foi. Foi mesmo fantástico e penso que pratiquei um bom futebol na altura. A verdade é que também tínhamos uma grande equipa e isso ajudava. Tínhamos uma mistura de jogadores experientes com jogadores jovens e um bom treinador. Éramos uma equipa completa e com um grande nível.

«Jesus é dos melhores treinadores da Europa»

zz: Pegando precisamente por aí, que memórias tem do treinador Jorge Jesus?

LM: Excelentes! A pressão que ele colocava todos os dias no treino era incrível, mas sabemos que, quando estamos num grande clube como o Benfica, temos essa pressão. Seja dentro do clube ou fora, por parte dos adeptos. Já estava familiarizado com isso no Partizan, portanto sabia como lidar com a pressão quando cheguei ao Benfica. O Jorge Jesus continua a ser um dos melhores treinadores que tive na minha carreira e um dos melhores treinadores europeus. Ele era perfeito taticamente, com ele tudo corria bem. Não é pessoa fácil, mas todos gostam dele. Era um pouco 'louco', mas é o estilo dele. Ele sabe como colocar pressão nos momentos certos e é por isso que tem tanto sucesso.

zz: Olhando agora para o plantel, quem foi o melhor jogador com quem jogou no Benfica?

LM: Uff... Havia mesmo muita gente com qualidade: Oblak, Matic, Fejsa, Nico Gaitán, o capitão Luisão, Maxi Pereira, Garay, Cardozo, Enzo Pérez, Lima, Rodrigo... A qualidade que tínhamos era inacreditável.

zz: Mas não houve ninguém que o surpreendeu quando o viu pela primeira vez? Os outros não vão ficar chateados com a sua resposta...

LM: Talvez o Nico Gaitán, penso que era o jogador mais talentoso da nossa equipa. Era um mágico.

zz: Já falou nos três troféus conquistados, mas quão difícil foi perder a final da Liga Europa com o Sevilla? O Lazar não jogou nesse jogo...

LM: É verdade, não joguei porque fui expulso por um erro. Se houvesse VAR nessa altura eu não tinha sido expulso e tinha jogado nesse jogo. Não estou a dizer que se eu jogasse íamos ganhar a final, mas quem sabe?

Jogador sérvio rumou depois ao Liverpool @Getty / Ian Walton

zz: Acreditamos que o sentimento de tristeza reinava na equipa no final...

LM: Não imaginam, não dá para explicar. Foi o pior jogo da minha vida, o mais triste.

zz: Por outro lado, como foi festejar no Marquês com os adeptos?

LM: Incrível. O Benfica foi o melhor ano da minha carreira e confesso que esta tua pergunta me está a trazer memórias muito boas. O Marquês de Pombal, aquela meia-final com a Juventus, as vitórias na Taça da Liga e na Taça de Portugal, os jogos com o Sporting, com o FC Porto e com o SC Braga. Foram os melhores momentos da minha carreira até agora.

zz: Pegando precisamente no que disse, porque motivo não conseguiu atingir o mesmo nível depois de sair do Benfica?

LM: Não posso dizer que foi um erro, mas saí demasiado cedo para Inglaterra. Tinha 19/20 anos na altura quando fui para o Liverpool. No entanto, quando um clube tão grande como o Liverpool te aborda...

zz: É muito difícil dizer 'não', certo?

LM: Exatamente, é muito difícil. Talvez tivesse sido melhor ficar mais um ou dois anos no Benfica, mas não me arrependo. A vida e o futebol são mesmo assim. Ter tido a oportunidade de jogar no Liverpool e em Inglaterra também me deixa muito orgulhoso.

«Sporting? Talvez não devesse ter ido para lá...»

zz: Depois de deixar o Benfica e rumar ao Liverpool, o Lazar também jogou no Sporting, no caso por empréstimo. Como foi o processo? Foi abordado com mensagens de adeptos do Benfica, por exemplo?

LM: Isso aconteceu no último dia de mercado e eu queria ir para um sítio onde pudesse jogar e ter minutos de competição. O mister Jorge Jesus ligou-me e perguntou se eu queria ir para o Sporting. Foi uma decisão difícil porque tinha estado no Benfica, mas a nossa profissão é mesmo assim. Rumei ao Sporting e não foi a decisão certa para mim, mas... Erros na vida são normais, talvez não devesse ter ido para lá. No entanto, fiz bons amigos nessa altura.

zz: Arrepende-se então de ter ido para o Sporting? Isto tendo em conta a ligação que tinha e tem ao Benfica...

Ex-Benfica está agora nos Emirados Árabes Unidos @Baniyas

LM: Não sei bem, talvez sim. Ainda assim, eu estava apenas à procura do melhor para mim. Queria jogar e somar minutos, acreditava que o Sporting seria a melhor opção para mim.

zz: Está feliz com a carreira que tem vindo a construir?

LM: Sem dúvida! Altos e baixos são normais no futebol e na vida. Estou feliz, estou saudável e continuo a jogar futebol. Estive na Turquia, agora estou aqui nos Emirados Árabes Unidos. Faço e fiz sempre o meu melhor.

zz: Como tem sido esta experiência nos Emirados Árabes Unidos?

LM: Estou a gostar bastante. Cheguei há dois meses e a época começou há pouco, mas já consegui contribuir com golos. Estou entusiasmado e a vida aqui é boa, assim como as pessoas. Eu e a família estamos bastante felizes.