Maverick Viñales despediu-se da Aprilia com um modesto 15.º lugar no GP Solidário de Barcelona de MotoGP. Excetuando os abandonos, foi o segundo pior resultado do ano, que até começou de forma encorajadora.
O espanhol perdeu muitas posições logo na primeira curva, e afirmou: ‘Simplesmente não consegui parar a moto. Provavelmente o pneu duro ainda não estava a funcionar. Mas estou contente, aceito o resultado, e estou empolgado pelo próximo capítulo’.
A Aprilia RS-GP esteve equipada com dois pneus duros, e Viñales admitiu que não foi a decisão adequada: ‘Penso que é óbvio que não fizemos a escolha de pneus correta – em especial o traseiro; gostei muito do dianteiro, mas para a traseira não era esse pneu. Não há nada mais a dizer. É óbvio que há várias coisas a melhorar, mas deixo para os próximos pilotos’.
Questionado sobre se o GP das Américas, em que obteve a sua única vitória com a Aprilia, foi quando teve a melhor sensação com a RS-GP, o #12 retorquiu: ‘Tive algumas corridas em que tive ótimas sensações, como Le Mans 2023. Mas aí, simplesmente caí, mas acho que essa corrida poderia seguramente ser outra vitória. Em algumas outras, a sensação foi muito boa’.