“`html

Em uma exibição emocionante de velocidade e precisão, Maya Weug, a prodigiosa piloto da Ferrari Academy, deixou os seus rivais para trás durante a ronda de qualificação da F1 Academy na China. A sua atuação estelar garantiu-lhe a pole position para a próxima Corrida 2, que será realizada no ilustre Circuito Internacional de Xangai.

Ela conduziu habilmente o seu veículo da MP Motorsport adornado com a Ferrari a um tempo de 2:03.379s, deixando a sua rival mais próxima, a piloto Doriane Pin da PREMA apoiada pela Mercedes, a quatro décimos de segundo atrás.

A rivalidade entre Weug e Pin, que foi o assunto do momento em 2024, está prestes a reacender-se, uma vez que ocupam a primeira fila para a Corrida 2 de domingo. No entanto, o formato único de grelha invertida da Corrida 1 fará com que a dupla competitiva comece a partir do sétimo e oitavo lugares, respetivamente, no sábado.

Outras atuações notáveis vieram da estreante de 16 anos, Alba Larsen, que ficou em terceiro lugar na sua trendy carro da Tommy Hilfiger. Não muito atrás estava a piloto da Red Bull Ford e vencedora anterior da corrida da F1 Academy, Chloe Chambers, que garantiu o quarto lugar.

Alisha Palmowski, outro talento apoiado pela Red Bull, conseguiu cronometrar o quinto tempo mais rápido no final da sessão. Joanne Ciconte, outra estreante a ter em conta, ficou em sexto lugar na carro da F1 Academy.

Os sétimos e oitavos lugares foram ocupados pela estreante da Sauber, Emma Felbermayr, e pela Nina Gademan da equipa Alpine operada pela PREMA, respetivamente. A atuação de Gademan garantiu-lhe a pole da grelha invertida para a próxima corrida. As restantes posições, do nono ao décimo oitavo, foram determinadas pelas suas posições de qualificação para ambas as corridas.

“`

Tina Hausmann, a piloto de segundo ano que representa a Aston Martin, perdeu a pole da grelha invertida por uma questão de centímetros, menos de um décimo de segundo. Entretanto, apenas 0.930s separaram os nove primeiros na ronda de qualificação. A completar o top-10 estava Chloe Chong, a representar a Charlotte Tilbury.

A mais recente recruta da F1 Academy da McLaren, Ella Lloyd, conseguiu assegurar o 11º lugar, seguida de perto por Nicole Havrda da AMEX. Apesar de ter sido a 13ª mais rápida na qualificação, Rafaela Ferreira, apoiada pelos Racing Bulls, começará ambas as corridas a partir do 16º lugar devido a uma colisão com Lia Block da Williams durante os treinos.

O drama continuou, uma vez que Lia Block não conseguiu competir devido a danos no seu veículo resultantes da colisão nos treinos. Os restantes corredores classificados na qualificação incluíram Aurelia Nobels da Puma, Courtney Crone da Haas, Aiva Anagnostiadis da Tag Heuer e a wildcard Shi Wei.

Em notícias relacionadas, a F1 Academy estabeleceu recentemente uma parceria inovadora com a More than Equal, um movimento que solidifica ainda mais o seu compromisso em promover a igualdade no desporto. Enquanto aguardamos ansiosamente pelas próximas corridas, é certo que a qualificação da F1 Academy China preparou o terreno para uma competição emocionante.