O Maratona Clube de Portugal anunciou, esta terça-feira, que Berihu Aregawi, recordista mundial dos cinco mil metros e vice-campeão olímpico em Paris2024 nos dez mil metros, vai fazer a estreia na Meia Maratona de Lisboa.

A 34.ª edição da prova está marcada para o dia 9 de março (domingo) e o etíope vai ser a principal figura masculina, sendo que antes a organização já tinha confirmado a presença da queniana Ruth Chepngetich, recordista mundial da maratona.

«Estou entusiasmado por anunciar que vou fazer a minha estreia na distância a 9 de março, na Meia Maratona de Lisboa. Treinei bem nestes últimos meses para preparar esta estreia e mal posso esperar para correr rápido», disse o vice-campeão do mundo de corta-mato em 2023 e 2024, citado pela organização, mostrando-se satisfeito por participar nesta prova pela primeira vez.

Em 2021, em Barcelona, o atleta de 23 anos fixou o recorde do mundo dos cinco quilómetros em 12.49 minutos, tendo ainda os terceiros melhores tempos de sempre nos 10 quilómetros (26.33, em Laredo, 2023) e nos 3 mil metros (7.21,28 em Chorzów, 2024).

A EDP Meia Maratona de Lisboa, que faz parte do circuito internacional SuperHalfs - um prestigiado conjunto de meias maratonas que inclui também as provas de Praga, Copenhaga, Cardiff, Valência e Berlim -, começa na Ponte 25 de Abril e está esgotada desde outubro de 2024, contando com mais de 20 mil inscritos, sendo que este ano integra ainda a disputa do Campeonato Nacional de distância.