Miguel Moreira regozijou-se este domingo pelo triunfo na prova absoluta masculina dos campeonatos nacionais de corta-mato longo, visando a participação pela seleção das quinas nos Europeus de Antalya.
No dia do seu 24.º aniversário, Miguel Moreira (Benfica) percorreu os 10 quilómetros em 28.30 minutos e bateu por cinco segundos o ugandês Hosea Kiplangat (Sporting), segundo da classificação geral, ultrapassando-o nos metros finais para suceder ao companheiro de equipa Etson Barros, vencedor em 2023 em absolutos e sub-23, que foi sétimo, a 42.
"Tentei poupar-me ao máximo para poder acabar da melhor forma possível. Na parte final, a minha estratégia já foi mais individual. Coloquei-me atrás do meu adversário principal, acompanhei-o ao máximo e senti que tinha muitas forças para ir buscar o primeiro lugar e dei tudo. Felizmente, correu tudo bem", avaliou o atleta, em declarações à agência Lusa.
André Pereira (Benfica) e Rúben Amaral (Sporting) completaram o pódio nacional da 101.ª edição da prova masculina absoluta, ao terminarem no terceiro e quarto lugares da geral, respetivamente, a 26 e 34 segundos de Miguel Moreira, campeão de Portugal dos 5.000 metros.
"Senti que foi uma prenda para mim próprio. É claro que ambicionava a vitória no meu dia de anos e nada melhor do que receber este presente de mim para mim", enalteceu.
O triunfo de Miguel Moreira ajudou o Benfica a dominar coletivamente a prova masculina pela 26.ª vez, e quarta seguida, fruto de 19 pontos, contra 23 do Sporting, 'vice', e 40 do Sporting de Braga, terceiro classificado, numa reedição do pódio das últimas três edições.
"O balanço foi muito positivo, porque tivemos desde o início a audácia de atacar e assumir o controlo da prova. Ajudámo-nos uns aos outros, colocando um ritmo difícil, que só os melhores conseguiam acompanhar. Como me estava a sentir bem, continuei a subir aos poucos e cheguei à vitória", recordou.
Miguel Moreira tem "altas expetativas" para a sua segunda participação nos Europeus de corta-mato, que vão decorrer em 8 de dezembro em Antalya, na Turquia.