Champions League, meia-final, 2ª mão: quarta-feira, 20:00, 7 de maio de 2025

A ANTEVISÃO: O tudo ou nada na época do Arsenal

Diz-se que o próximo jogo é sempre o mais importante, no entanto, para o Arsenal, esta visita ao Parque dos Príncipes, numa noite de maio, é mesmo o tudo ou o nada da temporada dos Gunners.

Após uma primeira mão algo ingrata, onde sofreu cedo, criou mais do que oportunidades para sair de sua casa com, pelo menos, um golo e viu, na baliza contrária, um super Gianluigi Donnarumma, a turma de Mikel Arteta terá que estabelecer a reviravolta em solo gaulês, correndo riscos e tendo as suas figuras ao maior nível. Desde logo, Martin Ødegaard, que se vem eclipsando em jogos de maior relevo, como referência criativa da equipa, tem que assumir a batuta e correr riscos com bola.

Para isso, será fulcrar conseguir tirar o máximo proveito de cada peça disponível, como Nwaneri ou até Zinchenko, Jorginho ou Tierney, como heróis improváveis.

O regresso de Partey pode ser um dos pontos chave da eliminatória, para se impor através do físico no centro do terreno, algo que não se viu de forma tão veemente no Emirates.

Do lado parisiense, embora esteja em vantagem, não se perspetiva uma postura de retranca e de manutenção do resultado. Pelo contrário, o PSG entrará forte, com os jogadores frescos, face ao descanso tido no fim de semana, pressionante e ambicioso de forma a poder dilatar a vantagem mínima conseguida em Londres.

A partida será ajuizada pelo germânico Felix Zwayer.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Felix Zwayer já apitou por três vezes o Arsenal (CSKA 2-2 Arsenal para a Europa League de 2017/2018, Olympiacos 0-1 Arsenal para a Europa League de 2019/2020 e Arsenal 4-0 PSV para a Champions League de 2023/2024).
  2. Felix Zwayer já apitou por duas vezes o PSG (PSG 2-2 Nápoles para a Champions League 2018/2019 e PSG 7-2 Maccabi Haifa para a Champions League 2022/2023).
  3. Apesar de rotações no plantel e de já ser campeão, o PSG não venceu os últimos três encontros do campeonato.
  4. Dos titulares da primeira mão do lado parisiense, apenas João Neves manteve a titularidade no jogo do fim de semana.
  5. Da mesma forma, embora precise dos resultados, o Arsenal também não encontrou o caminho da vitória nos seus últimos dois encontros internos.
  6. Mikel Arteta regressa a Paris, agora como adversário, pela primeira vez desde a temporada 2001/2002.
  7. Tanto PSG como Arsenal contam com dois troféus internacionais. Para os ingleses, a Taça das Taças de 1998 e a Taça das Cidades com Feiras em 1970. Para os franceses,a Taça das Taças de 1996 e a Taça Intertoto em 2001.
  8. Mesmo com bastantes menos minutos face aos demais, Ethan Nwaneri é, a par de Martinelli, o quarto melhor marcador da época do arsenal.
  9. Jorginho (jogador do Arsenal) está a caminho do Flamengo, no final da temporada.
  10. Luis Enrique celebra o seu aniversário no dia a seguir ao jogo, oito de abril de 2025.

JOGADORES A TER EM CONTA

Gianluigi Donnarumma: O guardião internacional italiano e MVP do penúltimo europeu fez uma primeira mão de luxo em Londres, tendo podido até, a meu ver, ter sido eleito o MVP do jogo. Dificilmente, o PSG proibirá o Arsenal, em bola corrida ou parada, de criar oportunidades de perigo e, assim sendo, Donnarumma terá que estar ao mais alto nível para ser o fator diferencial da partida.

Bukayo Saka: Para o Arsenal passar à próxima fase, terá que ter o seu jogador mais criativo, Bukayo Saka, em ótimo plano. Embora, por conta do modelo de jogo, se restrinja bastante à faixa direita, os maiores rasgos de criatividade, ousadia e irreverência em corredor central, surgem quando Bukayo Saka se liberta das amarras e vem pisar essas zonas, obrigatórias para o Arsenal criar perigo.

XI´s PROVÁVEIS

PSG: Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Pacho, Nuno Mendes; João Neves, Vitinha, Fabián, Doué, Dembélé, Kvaratskhelia.

Treinador: Luis Enrique

«Estamos aqui porque merecemos, ganhámos o primeiro jogo e o objetivo de amanhã é ganhar o segundo. Haverá pormenores que podemos controlar. Vamos ter de nos manter fiéis às ideias que tivemos até agora. Vamos entrar no jogo e aproveitar os nossos pontos fortes. Se as coisas não correrem como queremos, seremos suficientemente competitivos para dar a volta à situação.»

Arsenal: Raya; Timber, Saliba, Kiwior, Lewis-Skelly; Ødegaard, Partey, Rice; Saka, Trossard, Martinelli.

Treinador: Mikel Arteta

“No futebol vamos ser recordados por esses momentos. As fases mais importantes são aquelas em que a equipa precisa, em que o clube precisa, para proporcionar esses momentos e jogar com essa mentalidade. Este tipo de jogo é, na minha opinião, o mais correto, e foi esse o trabalho que fizemos nas últimas horas.”

PREVISÃO DE RESULTADO: PSG 0-2 Arsenal