O Sporting e o futebol português estão de luto. Aurélio Pereira, responsável pela formação dos ‘leões’ durante mais de três décadas, faleceu esta terça-feira, aos 77 anos.

O antigo olheiro, coordenador de scouting do Sporting entre 1986 e 2019, foi responsável por 'descobrir' nomes como Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Paulo Futre, Nani e Ricardo Quaresma. Foi também jogador e treinador de futebol.

SIC Notícias

Um (grande) contributo no Euro 2016

Aurélio Pereira recebeu uma série de distinções ao longo da vida - como a Ordem de Mérito da UEFA ou a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa - e deixou um legado palpável no futebol nacional. Exemplo disso é o maior título da Seleção Nacional.

No Campeonato da Europa de 2016, o olheiro viu 10 jogadores por si descobertos contribuírem na conquista de uma equipa que, não por acaso, ganhou o epíteto de “Os Aurélios”.

Sporting despede-se do “inconfundível Senhor Formação”

O Sporting já reagiu, em comunicado, ao falecimento do lendário olheiro do clube, que recorda como “um dos maiores nomes da história do futebol nacional”.

“Será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal. Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço, dedicação, devoção e glória de Leão ao peito.”

“Estou sem palavras”

Paulo Futre foi um dos primeiros a reagir à morte de Aurélio Pereira. “Estou sem palavras”, disse o antigo internacional português.

“Os meus mais sinceros pêsames a família do grande homem que me descobriu num parque do Montijo e que tanto fez pelo futebol português e mundial. Até sempre, querido Aurélio.”

Em atualização