
Marc Márquez foi um dos grandes protagonistas do absolutamente caótico Grande Prémio das Américas de MotoGP. Não só por ter desistido devido a queda quando comandava tranquilamente, mas também pelo filme que criou nos instantes prévios ao arranque, quando decidiu trocar as voltas a todos ao desatar a correr pelo pit lane para trocar de Ducati para uma com pneus secos. As imagens que foram vistas na transmissão deram muito que falar, mas agora o MotoGP mostra mesmo as conversas que levaram até àquele momento, entre o piloto, o chefe técnico Marco Rigamonti e ainda o diretor Davide Tardozzi.
O vídeo pode ser visto abaixo e aqui deixamos a transcrição da conversa entre o trio, com especial foco no que foi dito entre Marc e Marco Rigamonti.
Márquez: "Esta moto tem de estar com a configuração de chuva. Se não chover, não há problema. E a outra precisa de ter pneus slicks"
Rigamonti (no intercomunicador): "Esta moto totalmente para molhado e a segunda para seco"
Márquez: "O Pecco está com a moto de molhado?"
Rigamonti: "Sim."
Márquez: "E o Álex [Márquez]?"
Rigamonti: "Não sei."
Márquez: "Riga! Precisamos de ter toda a gente a trabalhar na segunda moto. Se sair do pit lane, começo de último, certo? Na grelha, sem penalização de Long Lap"
Rigamonti: "Sim, começas de último"
Márquez: "Mas sem..."
Rigamonti: "Não sei como funciona"
Rigamonti para Davide Tardozzi: "Davide, se ele quiser sair da box, com a moto de seco..."
Tardozzi: "É penalizado com um Ride through".
Rigamonti: "Não, sem entrar com esta. Partir de lá e deixar esta aqui"
Márquez: "Sim, certo. Saio de último e já está"
Rigamonti: "Se começar de lá..."
Márquez: "Será como se não tivesse feito o procedimento de partida"
Rigamonti: "Parte de último. Ou se fizer a volta de aquecimento com esta moto e entrar no pit lane, sairá do pit lane"
Poucos instantes depois
Márquez para Rigamonti: "Vai ver como está a segunda moto."
Márquez: "Quando faltarem 3 minutos, se estiver assim, vou para lá"
Márquez: "Quando faltarem 3 minutos, os mecânicos voltam para as boxes e eu vou. Diz-me quando a moto estiver pronta".
Rigamonti: "Ok"
Márquez: "Não digas nada."
Rigamonti para elemento da equipa técnica: "A moto está pronta?"
Rigamonti para Márquez: "A moto está pronta"
Márquez para Rigamonti: "Vamos seguir o plano"
Rigamonti para Márquez: "Flag to flag?"
Márquez: "Não. Quando faltarem 3 minutos, vou-me embora"
Rigamonti: "Ok"
E instantes depois, lá saiu Marc Márquez a voar da grelha, em sprint, como se fosse uma corrida de atletismo. Instantes depois, 'motivados' pela jogada de mestre do espanhol da Ducati, praticamente todos lhe seguiram os passos, gerando uma cena absolutamente surreal que levaria a direção de corrida a anular o procedimento de partida programado e atrasá-la alguns minutos. Na altura, Márquez parecia ter certezas de que o que fizera não lhe valeria uma penalização, mas não seria bem assim...
Em declarações aos canais do MotoGP, o diretor de corrida explicou que a situação estava prevista no regulamento e apenas não valeu uma sanção por causa de tudo o que aconteceu, com outros pilotos a irem atrás. "Tivemos uma situação similar na Argentina, em 2018. Reescrevemos as regras para assegurar-nos de que haja penalização se um piloto trocar de pneus saindo da grelha", lembrou Mike Webb.
"Parece que a equipa do Márquez não esperava um Ride through, talvez pensassem que iriam sair do pit lane ou do fundo da grelha. Mas a normal diz que, se mudas de pneus dessa forma, deves voltar à tua posição original depois da volta de aquecimento e cumpres um ride through. Com tantas motos e tanta confusão para tirar as pessoas da grelha, decidi ativar um novo procedimento de saída. Tiveram muita sorte em sair impunes", advertiu.