Allianz Arena. Olympiastadion. Imponentes pela infraestrutura, mas também pelos resultados que ambos guardam. O Benfica regressa a Munique, três anos depois do último infortúnio, e o zerozero relembrou o passado português de memória pesada na cidade alemã.

Foram vários os confrontos ao longo dos anos entre Bayern Munchen e equipas portuguesas. Benfica, FC Porto, Sporting foram os mais defrontados, mas Vitória FC, Belenenses, Boavista e SC Braga também entram nas contas.

Ao todo, foram 30 jogos entre bávaros e emblemas lusos, 14 deles em solo alemão. Dessa módica quantia de duelos, apenas por duas ocasiões houve empates a notar – afinal, nunca uma equipa portuguesa venceu em casa do Bayern Munchen (seja no velhinho Olympiastadion ou na Allianz Arena).

Foi em outubro de 2006 que o Sporting garantiu pontos em casa dos bávaros. Um empate sem golos na fase de grupos da Liga dos Campeões que os leões alcançaram um dos cinco pontos amealhados nessa fase da prova.

Para encontrar outro final menos infeliz para uma equipa lusa, é preciso recuar até 1991. Nos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus, o FC Porto viajou até ao Olympiastadion para resgatar um empate a um golo, com Domingos Paciência a marcar o tento certeiro que fez sonhar com a passagem às meias-finais – no entanto, os dragões viriam a perder por 0-2 na segunda mão, no antigo Estádio das Antas.

Vários capítulos de murros no estômago

Na história entre equipas portuguesas e Bayern Munchen, só houve uma equipa que conseguiu derrotar os bávaros: o FC Porto, por duas vezes - na final de Viena em 1987 e nos quartos-de-final da Liga dos Campeões em 2015, no Estádio do Dragão.

A maldição foi quebrada só e apenas pelos dragões. De resto, a sorte em pouco ou nada sorriu aos restantes representantes lusos que tiveram de se bater contra o gigante alemão.

A equipa portuguesa que mais vezes se encontrou com o Bayern Munchen foi o Benfica. Águias e bávaros já se defrontaram 12 vezes na história - com três empates todos no Estádio da Luz.

Para além de um único duelo em que o emblema alemão marcou apenas um golo frente à equipa da Luz, todos os restantes jogos em Munique viram um resultado com mais de quatro golos marcados pelo outrora campeão germânico. No último reencontro, a formação na altura comandada por Julian Nagelsmann venceu o Benfica de Jorge Jesus por 5-2, em novembro de 2021.

No ranking de duelos, o FC Porto aparece como segunda formação lusa que mais vezes pisou o relvado para defrontar o emblema de Munique. No total, foram sete as ocasiões e, efetivamente, de todas as contas que o zerozero tem para apresentar, os dragões são mesmo a equipa portuguesa que mais equilibra as contas.

A contar com as já referidas vitórias em Viena e no Estádio do Dragão, o emblema azul e branco já conseguiu arrecadar dois empates diante do Bayern Munchen - um deles em solo alemão, como referido.

Com três vitórias do gigante germânico, a mais expressiva aconteceu em 2014/15. Depois da vitória portista na Cidade Invicta, a resposta chegou na segunda mão dos quartos-de-final dessa Liga dos Campeões, em que surgiu uma goleada por 6-1.

@Getty / Miguel Villagran

Para fechar o top-3, surge o Sporting com quatro duelos disputados. Nunca venceu, mas empatou por uma vez em Munique.

A derrota mais dura dos leões surgiu em 2009, na Allianz Arena. O Bayern Munchen goleou o emblema verde e branco por 7-1 na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Nunca mais se encontraram, desde então.

Primeiro adversário luso do Bayern? Remonta a 1967!

É verdade, caro leitor. É preciso recuar até novembro de 1967 para encontrar a primeira equipa portuguesa que defrontou o Bayern Munchen em competições europeias oficiais.

Ainda na Taça das Taças, o Vitória FC viajou até à Alemanha para defrontar os bávaros. Voltou para Portugal, após uma derrota por 6-2, mas na segunda mão, no Bonfim, empatou a um golo.

Regressando ao século XXI, eis o Boavista. Os axadrezados receberam o Bayern Munchen no Estádio do Bessa, em 2002, e um empate sem golos prevaleceu no final de 90 minutos. Uma semana depois, um tento certeiro solitário de Roque Santa Cruz sentenciou as panteras na Alemanha.

O Belenenses também entra na lista de vítimas lusas do Bayern Munchen, ao ter somado duas derrotas na Taça UEFA em 2007. Em Munique, Luca Toni fez o único golo do encontro, mas, no Restelo, Haltintop também se juntou e os alemães levaram a melhor por 0-2.

Para terminar a cronologia, resta mencionar o inédito encontro entre SC Braga e Bayern Munchen. No mesmo ano em que os bávaros defrontaram o Belenenses, viajaram até ao AXA e voltaram para a Alemanha com um empate a um golo.

Munique é um pesadelo para as equipas portuguesas. O Bayern e um adversário bem duro de roer. Três anos depois, o Benfica regressa à Allianz Arena e quer contrariar a história.