6 de outubro de 2024. Os milhares de adeptos presentes na Choupana tentavam assistir ao duelo entre Nacional e Benfica, mas um grande obstáculo natural atrapalhava a visão: o intenso nevoeiro. Os próprios intervenientes também não estavam a conseguir desempenhar as suas funções. Desta forma, aos 9', o árbitro Gustavo Correia adiou a partida, com ambas as equipas a recolherem aos balneários.

Depois de uma longa espera, os dois conjuntos voltam agora a encontrar-se na Madeira, esperando certamente que nenhuma condição atmosférica atrapalhe o desenrolar da disputa. De acordo com o contexto atual, os alvinegros estão desesperados por pontos, procurando afastarem-se, o mais rápido possível, da zona vermelha da tabela classificativa. A verdade é que o mais recente resultado pode servir de combustível aos índices de confiança.

Liga Portugal Betclic 2024/25

Nacional (15.�)
13J 3V 3E 7D (8-17)
Forma: VDEDV
D1: Benfica (C) 19/12
Benfica (3.�)
13J 10V 2E 1D (32-8)
Forma: VVVVE
D1: Nacional (F) 19/12

Após três encontros sem vencer, os insulares enfrentaram o Moreirense, em casa. Os pupilos de Tiago Margarido estiveram mais inconformados com o nó no marcador e, como tal, foram recompensados com o único golo do confronto, já no segundo tempo. Na sequência de um canto, José Gomes deu a melhor sequência ao alívio incompleto dos cónegos, desferindo um remate preciso com o pé esquerdo.

Já as águias, depois do empate a zeros frente ao Bologna na Liga dos Campeões, deslocaram-se à Vila das Aves. O emblema lisboeta entrou forte no encontro, chegando à vantagem aos 17', por intermédio de Zeki Amdouni. O avançado suíço correspondeu da melhor maneira ao voto de confiança, sendo o responsável por finalizar uma bela jogada coletiva. Contudo, os comandados de Daniel Ramos não atiraram a toalha ao chão, restabelecendo a igualdade ao cair do pano, por Cristian Devenish. Um autêntico balde de água fria!

Na conferência de imprensa, Bruno Lage destacou os mecanismos que a sua turma necessita de aprimorar: «Há momentos em que recuperamos a bola e dois, três toques a seguir perdemos. Isso faz a equipa correr mais e não queremos isso. A evolução constrói-se com tempo de treino». No outro canto da sala, Margarido deu ênfase à dificuldade do desafio: «Vamos medir forças contra uma equipa de Champions, mas é também aliciante. Obviamente que o nosso objetivo é criar o máximo de dificuldades possível ao adversário e ganhar o jogo.»

No que toca aos onzes iniciais, as escolhas não irão ser muito distintas das apresentadas antes do adiamento, fruto das inúmeras restrições contempladas no Artigo 41 do Regulamento de Competições. Porém, com a lesão de Nigel Thomas, Dudu deverá ser chamado a jogo para atuar pelo corredor.