Este ano, a Honda teve o maior grau de concessões de desenvolvimento da moto no MotoGP, depois dos resultados fracos obtidos nas épocas anteriores. E, apesar de ser um benefício teórico, Joan Mir considera que também há desvantagens.

O construtor japonês teve apenas um piloto de testes, e o espanhol sustentou que a carga de trabalho que incidiu sobre os pilotos de fábrica colocou dificuldades:

Não acho que os pilotos de fábrica poderem testar mais seja uma vantagem, porque se a moto fosse melhor, eu seria mais veloz. É por isso que temos uma equipa de testes: se vamos testar algo e ficamos um dia completo entre duas semanas de corridas, não descansamos psicologicamente, e irmos a um teste, corrida, um teste corrida, por vezes é pior.

Para 2025, a equipa de testes da Honda será reforçada com Aleix Espargaró e Takaaki Nakagami. Mir comentou: ‘É por isso que provavelmente temos uma equipa de testes, que agora está a ser realmente reforçada. E penso que temos de os fazer trabalhar para termos coisas adequadas. O que eles pensarem que está a funcionar, testamos nos GPs, e vemos o que é melhor’.